A Toyota colocou o Yaris para briga e o preço do sedã deixa o carro mais atraente em relação aos concorrentes. O veículo é bom, mas não tem sido páreo para o líder da categoria Onix Plus.
O preço atual (março/23) dos sedãs compactos em suas versões automáticas de entrada no Brasil:
Yaris Sedã XL: R$ 96.490,00
Onix Plus LT Turbo: R$ 98.100,00
Fiat Cronos Precision AT: R$ 107.890,00
HB20S Comfort 1.0 Turbo AT6: 108.000,00
Volkswagen Virtus 170 TSI: R$ 114.000,00
Honda City EX: R$ 117.300,00
Com a redução de preços que está sendo praticada desde fevereiro o veículo está mais barato que o sedã líder em vendas atualmente que é o Onix Plus. O carro da Chevrolet, no entanto, continua vendendo muito mais.
Em fevereiro, para cada Yaris Sedã emplacado a Chevrolet emplacou 8 Onix Plus. Há aqui uma ressalva que esse número de vendas contempla também a versão manual do Onix Plus, que custa R$ 7.500 a menos que o carro da Toyota. O Yaris Sedã não tem versão manual.
Atualmente o Yaris Sedã é o quarto sedã compacto mais vendido no país, atrás do Onix Plus, Fiat Cronos e HB20S.
E o Yaris Sedã é bom?
A versão mais barata do Yaris Sedã tem motor 1.5 aspirado 16V que gera 110cv e tem câmbio CVT. É um veículo muito bom e muito elogiado pelos proprietários.
A versão não tem roda de liga leve, mas tem central multimídia e sete airbags (são 6 no Onix Plus).
Na faixa de preço atual ele se coloca como uma ótima opção aos modelos mais caros. Por exemplo, o Yaris Sedã está mais barato que a versão mais simples do Volkswagen Virtus (manual), que custa R$ 104 mil.
A comparação que faremos é sobre Yaris Sedã e Onix Plus (ambos automáticos), já que a diferença de preço entre eles é muito pequena.
Yaris vs Onix
Yaris Sedã é equipado com motor 1.5 aspirado que rende até 110cv abastecido com etanol. O Onix Plus vem com motor 1.0 turbo de 116cv. Nesse ponto, o Onix vence.
Segundo o Inmetro, o Yaris Sedã faz 8,3 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada utilizando etanol. Na gasolina são 12 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada.
A marca do Onix Plus é semelhante: 8,6 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada. Na gasolina faz 12 km/l na cidade e 15 km/l na estrada.
Neste ponto considera-se um empate técnico entre eles e o desempate vai depender do pé leve do condutor. Os números de rendimento evidenciam bem este “empate”:
O Onix Plus atinge no máximo 187 km/l e o Yaris Sedã 186 km/l. O carro da Chevrolet vai de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos e o da Toyota em 11,3 segundos.
Tamanho e capacidade
O Onix Plus é 5 centímetros mais comprido que o da Toyota, que tem 4,42 metros. O Toyota é quase 3 centímetros mais alto do solo que o Onix, o que faz alguma diferença em obstáculos e ruas irregulares. Na capacidade do porta-malas há outro empate: Yaris, 473 litros de capacidade e Onix, 469 litros.
Nos acessórios, as versões são muito semelhantes. O Onix tem roda de liga-leve na versão automática mais barata, o Yaris não. Ambos trazem central multimídia e vidros elétricos. O projeto da Chevrolet, no entanto, é mais novo que o da Toyota.
Custos e garantia
Algo que pesa para muita gente além do preço é a garantia que o fabricante dá ao veículo. Embora sejam marcas muito tradicionais e ambas tenham a fama de uma manutenção eficiente, a Toyota dá 5 anos de garantia para os donos de Yaris, enquanto a Chevrolet dá 3 anos para os donos de Onix.
Valor de IPVA e seguro também são muito próximos entre os dois modelos. O seguro depende do perfil dos motoristas, mas os veículos ficam na mesma categoria de preço básico.
Adicionamos, a pedido de nossos leitores, o preço das revisões de Onix Plus 1.0 turbo automático e o Yaris Sedã automático. A referência de preço é março/23:
Revisão | Yaris Sedã | Onix Plus |
10000 km | R$ 406,60 | R$ 452,00 |
20000 km | R$ 801,00 | R$ 840,00 |
30000 km | R$ 636,00 | R$ 684,00 |
40000 km | R$ 1134,00 | R$ 928,00 |
50000 km | R$ 636,00 | R$ 656,00 |