A Volkswagen apresentou aos seus concessionários as configurações do SUV Tiguan, que está de volta ao mercado nacional. O retorno do modelo de sete lugares, que deixou de ser importado em 2020, já era conhecido. As configurações e preços foram conhecidos agora. Parte de R$ 278 mil (em outubro de 2023).
O que aconteceu com o Tiguan?
O Volkswagen Tiguan deixou de ser importado do México em 2021, quando a venda de carros estava profundamente impactada pela pandemia da Covid19. O veículo seguiu sendo fabricado no exterior e não foi descontinuado.
Na época a Volkswagen já havia manifestado que o carro voltaria futuramente e havia a perspectiva que um Tiguan reestilizado e com versão híbrida chegaria por aqui. Isso porque o Tiguan mudou na Europa e lá tem um novo visual e versão híbrida (falamos desta mudança aqui).
O carro é praticamente o mesmo de antes…
Não houve grande mudança no modelo que está voltando. É o mesmo veículo que já era produzido no México e a novidade é que a VW retomou a importação do modelo. É o mesmo modelo que a Volks exporta do México para os Estados Unidos.
Em relação ao modelo de 2021 o Tiguan ganhou novo desenho de para-choque e faróis mais esticados.
… mas o preço …
O Tiguan tem preço atual fixado em R$ 278.990. Para colocar teto solar a Volkswagen cobra R$ 10 mil a mais. O carro fica posicionado acima do VW Taos.
O motor ficou mais fraco
Até 2021 chegava ao Brasil a versão com motor 350 TSI (2.0 turbo com 220cv de potência) e agora vem a versão com motor 300 TSI (2.0 turbo ajustado para 186cv).
Isso tem um motivo: em 2022 entrou em vigor um novo programa de emissões de poluentes no Brasil. Esse novo programa acabou forçando a mudança de motores de muitos modelos das mais diversas marcas que não se enquadravam nos níveis de emissões permitidos. A mudança de motor foi para atender aos novos padrões.
Ainda assim o motor do Tiguan é mais forte que seu concorrente, o Jeep Commander, que tem motor 1.3 de 185cv.
O que traz o Tiguan 2024?
Tem seis airbags, câmbio automático, frenagem automática, assistente de partida em rampa, assistente de permanência em faixa, monitor de pontos cegos, banco de couro, couro no painel, quadro de instrumentos totalmente digital, central multimídia de 8 polegadas, ar-condicionado de três zonas, abertura elétrica do porta-malas, câmera de ré, seletor de modo de condução.