A falta de semicondutores volta a preocupar as montadoras do país. A Volkswagen já comunicou os funcionários da fábrica de São Bernardo do Campo/SP que dará férias coletivas de 10 dias, a partir de 23 de fevereiro.
A unidade é responsável por montar os modelos Nivus, Polo, Virtus e Saveiro. Sem ela, a Volkswagen produz apenas o T-Cross, na fábrica de São José dos Pinhais/PR, e o Polo Track, em Taubaté/SP.
A Volkswagen vinha de um bom janeiro. Segundo a Anfavea, a montadora produziu 16.764 unidades no primeiro mês do ano, 53% a mais do que o mesmo período de 2022, quando montou apenas 10.949. Já as vendas saltaram de 13 mil em 2022 para 20 mil, segundo a Fenabrave.
A decisão da montadora aponta que a falta de semicondutores ainda não está resolvida. Embora em patamar menor do que no auge da pandemia, o componente ainda é um desafio. Especialistas apontam que apenas em 2024 a produção de semicondutores atenderá plenamente o mercado automotivo mundial.
Por falta de componentes, só em 2022 o país deixou de fabricar 250 mil veículos, o equivalente a dois meses de produção.