Volkswagen
Up

Volkswagen Up usado: vale a pena pagar pelo que estão pedindo?

Volkswagen Up usado: vale a pena pagar pelo que estão pedindo?

Cobiçado no mercado de usados, o Up tem versões bem legais e que merecem atenção. O preço, porém, é quase um pecado

O Up foi Lançado em 2014 no mercado brasileiro e agregou novidades à linha da Volkswagen no Brasil como o bom motor TSI. Porém, da missão de ser um “novo Fusca” o carrinho passou longe, ainda que ele seja muito cobiçado no mercado de usados. Nesse texto fala sobre o carro e avalia porque há alguns exageros sobre o Volkswagen Up.

O Up saiu de linha em 2021 e a partir dali só escalou o preço na tabela de usados, inclusive com valorização maior que a maioria dos concorrentes. Nas vitrines online é possível encontrar as últimas versões do Up na cada de R$ 90 mil. Vale a pena? Claro que não. É um bom carro? Sim, há várias versões interessantes e vou falar de algumas.

Volkswagen UP é cobiçado no mercado de usados e isso fez o carro ser ainda mais valorizado (foto: VW/ divulgação)

Quais versões fugir?

O Up ainda faz parte de um grupo pequeno de carros do tempo em que as montadoras ainda achavam uma boa ideia vender versões sem ar condicionado em um país tropical. Estamos falando isso de um carro com pouquíssimos anos de mercado. Felizmente deixamos isso para trás e atualmente não temos carros de passeio saindo das concessionárias sem ar-condicionado.

Outra versão que também considero uma furada é a de duas portas. Porque as portas enormes desta versão são um pesadelo para quem tem garagem apertada.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Tenho um relato particular. O Up foi o carro que fez meu pai voltar a comprar Volkswagen após um longo verão na Fiat. O último Volkswagen por lá tinha sido um Gol 1000 comprado zero em 95. Depois de 16 anos comprou o Up e gostou tanto que hoje tem dois: um “Move 2 portas 2015” (aspirado) e outro “Cross TSI 2019” (turbo).

Painel do Volkswagen Up
Acabamento do painel do Up é simples, mas ganhou visual mais caprichado após 2017 (foto: Diego Tribst/ Turboway)

Por incrível que pareça, meu pai prefere o veículo de motor aspirado, embora o acabamento seja bem espartano. O que o incomoda muito são as portas e a dificuldade para abri-las em locais com pouco espaço. Além, é claro, do nada prático sistema para rebater os bancos para acessar a parte traseira do carro.

Agora que foi dada a dica sobre quais versões fugir, que tal falar das versões mais legais do carro? Para isso conversei também com o Diego Tribst, do Canal do Tribst, que é nosso parceiro.

Versões legais do Volkswagen Up

Concordamos no ponto que as melhores opções de compra da linha Up ficam entre os modelos de 2018 e 2019, nas versões Pepper e Cross. Pois essas são versões bem equipadas e com as mudanças visuais que seguiram no modelo até sair de linha.

Pontuo aqui que em 2020 a Volkswagen fez diversas alterações na linha e para ganhar em preço acabou reduzindo os acessórios oferecidos no veículo. Assim o Up Pepper 2019 está tabelado pela Fipe no preço de R$ 72 mil (fevereiro de 2023). É um preço bem salgado e que praticamente empata com carros 0km, como o novo Citroën C3.

“Existem diversas opções com melhor custo-benefício que o UP. Dentro da própria VW, o Fox na mesma faixa de idade é mais barato, mais confortável e muitas vezes mais equipado”, definiu Diego Tribst quando eu perguntei se ele arriscaria um Up ou outro destes veículos zero quilômetro nesta faixa de preço. O Fox, vale lembrar, também saiu de linha.

Carrinho cobiçado

Um grande ponto de atenção no mercado de usados é que o Up é um carro muito procurado por alguns donos que gostam de uma experiência de performance automotiva. Isso pelo carro ser compacto, ter um motor turbo e até aparecer em projetos de preparação internacionais (o Up também foi vendido na Europa).

Mas o problema disso é que talvez em busca de preço você pode encontrar por aí muito Up fuçado, com turbina trocada, remap de motor. Traduzindo: tem muito Up moído por aí.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Apesar de ser um excelente carro e ter versões muito legais, o Up atingiu um preço para espantar comprador. Em 2015 as versões intermediárias do carro custavam menos de R$ 35 mil.

O Diego Tribst mostrou como é um UP TSI em 2021, veja o vídeo:

Qual carro substituiu o Up?
O Up teve a produção encerrada em 2021. Assim sendo a Volkswagen indicou o Gol como um substituto imediato, porém em 2023 a posição que era de ambos foi assumida pelo Polo Track, todos eles fabricados em Taubaté.

Quais motores equiparam o Up?
O Up recebeu apenas motores 1.0 em sete anos de produção no Brasil. O turbo (TSI) e o aspirado que citamos neste texto. Depois que o turbo chegou (2015) o carro recebeu inclusive adaptações no para-choque frontal para acomoda-lo.

O Up ainda é fabricado em alguma parte do mundo?
Não. O último Up foi fabricado na Europa em janeiro de 2023. Mas por lá ele ficou em linha por 13 anos e inclusive teve “irmãos” como o Skoda Citigo e Seat Mii. Eram versões do Up com pequenas alterações visuais. Skoda e Seat são marcas da Volkswagen.

- PUBLICIDADE -

Comentários dos visitantes

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Veja outros reviews

- PUBLICIDADE -

Outros Reviews

Últimas no Turboway