A renovação de linha da Volks no Brasil deixa de fora o compacto que faz sucesso no mercado de usados. O Up sai de linha e agora é mais um na lista de carros que foram aposentados durante a pandemia, além de Toyota Etios, Nissan March e Ford Ka.
Abaixo faço uma passagem pela história do carro e sobre o que ele representou para a indústria nacional. No final você lê o comunicado da Volks sobre a aposentadoria.
Veja aqui no Turboway:
– Nosso Podcast sobre o Volkswagen Up
– Vale a pena comprar um Up usado?
Da Eslováquia para Taubaté
Era setembro do longínquo 2011, no Salão de Frankfurt na Alemanha, quando a Volkswagen apresentava ao mundo o seu novo compacto global. Batizado de Up, o carro começou a ser produzido na fábrica da VW em Bratislava, na Eslováquia e de lá foi vendido por toda a Europa.
Na época os sites e revistas nacionais especulavam quando o Up chegaria ao Brasil e a principal dúvida era sobre a tampa traseira. Na Europa o Up foi lançado com tampa traseira inteiriça em vidro. Em 2014 o carro chegou ao Brasil, produzido na fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo.
Chegou adaptado ao mercado latino, sem a tal tampa de vidro, mas com evoluções muito consideráveis em relação ao que tínhamos por aqui em 2014. E o que era a falta da tampa de vidro na traseira perto da estreia do novo motor TSI (muito elogiado) e da inédita nota máxima entre compactos nos testes de segurança?
Substituiu o Gol G4
O Up tinha uma missão a cumprir: ocupar o lugar do Gol G4, que ainda era produzido junto com a nova versão do Gol para ser um compacto mais barato. O Gol custava R$ 26.700,00 em 2014. O Up estreou por R$ 29 mil na versão duas portas e chegava a R$ 39 mil na versão TSI.
A saga do Up durou sete anos até o anúncio da fabricante desta quarta-feira, 7 de abril de 2021, que encerrou sua produção. O motivo: renovação de portfólio, a preferência atual da Volks por SUVs e a atual crise de mercado devido à pandemia. Abaixo reproduzimos nota da Volks sobre seus motivos. Durante os sete anos o carro virou uma referência entre os compactos, principalmente a respeito de seu desempenho. Porém nos últimos anos foi reposicionado pela Volkswagen acima de Gol e Fox.
Já há quase dois anos o Up é vendido no patamar dos R$ 60 mil. É caro, se comparado com outros projetos mais novos que também habitam esta faixa. Mas não há como negar que o carro tem acabamento superior aos que nasceram para ser seu concorrente, como Renault Kwid e Fiat Mobi.
Resumindo: a Volks colocou seu subcompacto para duelar em um terreno onde nem todo mundo o avalia por seu desempenho. O fim do Up era, portanto, algo já anunciado. Na Europa o carro ainda segue sendo produzido, mas não terá nova geração.
Os últimos Ups
Importante destacar que a linha 2021 do Up foi lançada na véspera de Natal. Pouco mais de 5 mil carros foram produzidos de lá até aqui, segundo estimativa do nosso site TurboMercado. No futuro é possível que os proprietários de Up 2021 estejam com uma raridade na garagem.
É um bom carro, já discutimos isso até em nosso Podcast, só a adaptação feita no banco traseiro para atender a legislação (que agora só permite cinto de três pontos) é que também vai ficar para a posteridade como uma alternativa um pouco estranha (foto abaixo). Mas não há dúvidas que nesses sete anos o Up deixou sua contribuição na história automotiva brasileira.
Na esteira da partida do Up espera-se na imprensa automotiva que Fox e Gol tomem o mesmo caminho. O Gol sai da mesma fábrica do Up, em Taubaté, que deve fabricar agora um novo modelo para ocupar esta faixa de preços entre R$ 55 mil e R$ 70 mil. O escolhido da Volks é o Polo, em uma versão mais simples, que também deve ser feito em Taubaté.
Leia abaixo o comunicado da Volkswagen a respeito do fim da produção do Up:
“A Volkswagen confirma o fim de produção do up! na fábrica de Taubaté (SP). Essa decisão segue a estratégia de renovação do portfólio da Volkswagen, que passa pela maior ofensiva de produtos da sua história no País. O up! é um marco para o desenvolvimento de veículos da Volkswagen, em termos de segurança e performance. O modelo, lançado em 2014, foi o primeiro compacto do mercado brasileiro a atingir a nota máxima nos testes do Latin NCAP. Além disso, o up! foi o pioneiro na introdução dos motores TSI produzidos no Brasil, oferecendo alta performance, baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir.”