Carro sofre do mesmo mal da precificação de outros modelos nacionais, mas o Extreme 1.0 TSI entrega um conjunto completo para o motorista.
Foi o tempo em que o VW Up! custava menos de R$ 30 mil. Agora ele custa mais do que o dobro do seu lançamento, há menos de 7 anos. A Volkswagen divulgou detalhes da nova e única versão do hatch compacto fabricado em Taubaté-SP e São Bernardo do Campo-SP. O Up! Extreme 1.0 TSI é mais completo, mas leva menos passageiros e parte de R$ 60.090.
Por causa da mudança na legislação brasileira, que obriga todos os ocupantes a terem cinto de três pontas, a VW achou melhor acabar com o lugar do meio no banco traseiro. Até então o ocupante só tinha o antiquado cinto abdominal para uso. Convenhamos que pode parecer uma perda a redução no número de ocupantes, mas é bom lembrar que a vocação do Up não era levar cinco pessoas…
Equipamentos
Ele sai de fábrica com direção elétrica, volante multifuncional, ar condicionado com filtro de pólen e eira, sensor de estacionamento traseiro, banco do motorista e coluna de direção com ajuste de altura, computador de bordo e chave tipo canivete.
A lista de equipamentos segue com sistema de som Composition Phone, 4 alto falantes, 2 tweeters e antena no teto, suporte para smartphone, travas e vidros dianteiros elétricos, retrovisores externos com ajuste elétrico e tilt down no lado direito e rodas de liga leve aro 15.
São cinco cores: Preto Ninja, Brancos Crista e Vermelho Flash (sólidas); e Cinza Platinum e Prata Sirius (metálicas), que adicionam R$ 1.570 ao preço final.
O modelo 2021 não possui opcionais, “dando continuidade ao processo de tornar mais clara a oferta de versões dos modelos da marca, deixando a experiência e o processo de compra dos clientes mais rápido, fácil e intuitivo”, justifica o anúncio da montadora.
Motor
O Up! recebe o motor EA211 1.0 TSI de três cilindros, turbo-alimentado, bicombustível e com injeção direta de combustível. Ele desenvolve 105 cavalos e torque de 16,8 kgfm, entregues já aos 1.500 rpm, deixando o modelo bem espertinho. A Volkswagen afirma que ele faz de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos. A transmissão é apenas manual, de 5 velocidades.