O Gol está oficialmente fora de linha após 42 anos de produção. O último Gol foi produzido nesta sexta-feira (23) na fábrica da Volkswagen em Taubaté, no interior de São Paulo – a única que ainda construía o modelo e o Voyage, que também foi encerrado. O carro está se despedindo em grande estilo, disputando a liderança de vendas no mês de dezembro.
O último Gol não é um da última série (a Last Edition) que falamos aqui no Turboway e foi produzida no mês passado. Foram mil carros e 650 deles ficaram no Brasil. O “Last Edition” é apenas uma série especial comemorativa. O carro continuou a ser fabricado para atender as concessionárias até este dia 23/12.
A Volkswagen não divulgou se este último carro será vendido normalmente ou se tem algum destino especial, mas ele é um Gol normal na cor cinza Platinum e a imagem dele saindo da linha foi publicada por na rede social Linkedin.
A fábrica de Taubaté agora passa por ajustes para iniciar a fabricação do Polo Track, que é uma versão mais simples do Polo e herdará a missão de ser o carro de entrada da marca. Nós falamos dele aqui.
No topo até o fim
A missão será difícil, porque nos últimos 42 anos o Gol sempre foi líder ou disputou o ranking nas primeiras posições. Além disso há uma indicação que o Gol encerrará 2022 em grande estilo.
Faltando 8 dias para o fim do ano, o Gol era o terceiro carro mais vendido do mês, com pouco menos de 30 unidades atrás do Onix e pouco menos de 150 unidades atrás da líder Fiat Strada.