Imagine um carro 11 vezes mais potente que um VW Taos Highline, fabricado pela própria Volkswagen. É o que a montadora sinalizou esta semana ao apresentar sua nova plataforma de modelos elétricos, a SSP – Scalable Systems Platform.
A empresa alemã pretende criar modelos elétricos de até 1.700 cavalos de potência. É 11 vezes mais do que os 150 cavalos entregues pelos motores TSI 1.4, que equipam o Taos, T-Cross, Nivus e Polo.

A Volkswagen vai fazer carros superesportivos? Não é bem assim. A plataforma será dividida com outras marcas da montadora, como Porsche e Audi, que deverão manter a atual vocação. Nada impede, no entanto, alguma aventurança da Volks.
É justamente a possibilidade de uso multimarcas o grande pulo do gato da nova plataforma. Além das três marcas faladas, Cupra, Skoda, Bentley, Lamborghini também devem usar a SSP, reduzindo custos.
A expectativa da montadora é economizar 30% em relação à plataforma MEB, atualmente em operação. Os valores devem melhorar ainda mais com o tempo de desenvolvimento de novas peças.
O primeiro carro a usar a plataforma deverá ser o Audi Artemis, elétrico com condução autonôma previsto para 2025.