Em comemoração aos 25 anos de lançamento do VW Polo, a Volkswagen acaba de lançar uma versão GTI especial na Alemanha. A produção será exclusiva, com apenas 2.500 unidades produzidas, com preço de 35 mil euros – R$ 187 mil na cotação atual. Muitos consideram esse uma homenagem derradeira da montadora, já que o carro pode estar perto de sair de linha (leia abaixo).
A versão vem com faróis de led, rodas aro 18 e acabamento de rodas, retrovisores e teto escurecidos. Falando em cor, são 8 opções especiais: Smoke Grey Metallic, Pure White, Ascot Grey, Reef Blue Metallic, Deep Black Pearl Effect ou Kings Red Metallic. A versão também receberá adesivos em alusão à tiragem limitada.
Como era de se esperar por se tratar de uma versão GTI, o motor usado é o 2.0 TSI, que entrega 207 cv de potência e 32,6 kgfm de torque. O câmbio é do tipo automatizado de 7 marchas e dupla embreagem. Segundo a motadora, ele faz de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos. A edição especial vem ainda com suspensão esportiva e altura reduzida em 15 milímetros.
VW Polo: 25 anos de mercado
Desde o seu lançamento, o Polo tem sido um dos carros mais populares da Volkswagen em todo o mundo. Ele foi projetado para atender às necessidades dos motoristas urbanos, oferecendo um tamanho compacto e ágil, ideal para manobrar em áreas urbanas movimentadas.
O design do Polo de primeira geração apresentava linhas suaves e arredondadas, com um visual moderno e elegante para a época. Ele foi disponibilizado em várias carrocerias, incluindo hatchback de três e cinco portas, além de uma versão sedã chamada Polo Classic.
O interior do Polo também era bem projetado, oferecendo um espaço confortável para os ocupantes, considerando seu tamanho compacto. Os materiais utilizados eram de boa qualidade, o que foi se perdendo com o tempo, é bom frisar.
Ao longo dos anos, o Volkswagen Polo passou por várias atualizações e mudanças de geração. Cada nova geração trouxe aprimoramentos em termos de design, tecnologia e eficiência, mantendo o carro competitivo no mercado automotivo.
E agora? É o fim do Polo?
A Volkswagen ainda não confirmou, mas é possível que o Polo esteja vivendo seus últimos anos. A montadora está renovando sua frota, e trazendo um novo line-up totalmente elétrico.
Em algum momento futuro o ID.2 deverá matar o Polo, já que ele é o modelo criado para ocupar a faixa do Polo, mas em versão puramente elétrica. A prova de que o Polo está perto do fim é que a montadora já anunciou que o está tirando de linha em uma de suas fábricas, em Navarra, na Espanha, a partir de 2024.
Por aqui, por causa do nosso atraso em relação a eletrificação, é muito provável que tenhamos o Polo por muito mais tempo. Infelizmente não há nenhum indicativo que a versão GTI chegue aqui em algum momento. A Volks parece ir em outra direção, ao apostar mais em uma versão pelada do modelo, o Polo Track.