O Grupo Volkswagen pode demitir 2 mil trabalhadores por atraso no desenvolvimento de carros elétricos. Os cortes devem acontecer na Cariad, divisão da empresa que cuida do desenvolvimento de softwares para os carros elétricos. A empresa tem atualmente 6 mil funcionários em unidades na Alemanha e nos Estados Unidos.
Inicialmente, a Cariad montou sua equipe de acordo com o cronograma de lançamentos de novos modelos movidos a eletricidade. Só que a versão 1.2 do software da empresa não vai ficar pronta a tempo, forçando o adiamento de dois lançamentos importantes, do Audi Q6 E-tron e do Porsche Macan. Os dois vão sofrer atrasos de até 18 semanas.
Previsto para o fim de 2023, o novo Audi Q6 E-tron ganhou nova data: março do ano que vem, isso se não atrasar novamente. O modelo vai estrear a chamada plataforma PPE, que garante menor tempo de recarga – algo demandado no mercado.
Já o Porsche Macan elétrico, grande rival para esquentar a briga com a Tesla, deverá ficar apenas para 2025. A versão a combustão do modelo é o mais vendida da Porsche no mundo. No Brasil, o posto pertence ao Cayenne.
A versão 2.0 do software da Cariad, que viria a garantir um salto no Grupo Volkswagen em relação à tecnologia embarcada, tinha como plano ser lançada em 2025. Agora, não há mais previsão e a versão será totalmente redesenvolvida. É esse “empura pra frente” de datas que fez o Grupo Volkswagen acender a luz amarela.