A montadora alemã Volkswagen pretende começar do zero uma nova marca de veículos elétricos nos Estados Unidos, um mercado onde ela não tem grande importância como a concorrente direta Toyota, que é líder no país.
A empresa colocou no ar o site de sua nova marca, que apresentou a silhueta de um SUV. A Scout também abriu perfis em redes sociais.
Segundo publicam os meios especializados norte-americanos, a Scout deve apresentar em breve um SUV e uma picape, ambos elétricos. Estes veículos seriam produzidos nos Estados Unidos e NÃO USARIAM a plataforma atual da VW para elétricos que a empresa já usa na Europa e até nos Estados Unidos. Não se sabe, até este momento, o motivo disso, uma vez que a plataforma atual da Volks vem se mostrando bem sucedida.
O nome Scout vem de um modelo já fabricado entre 1960 e 1980 pela International Harvester, uma antiga montadora americana de automóveis que foi comprada pela fabricante de caminhões Navistar e encerrou sua produção. Na época o modelo concorria com Jeep e Ford. A Navistar foi comprada posteriormente pela divisão de caminhões e ônibus da Volks.
No início deste texto comparamos a Volks à Toyota. É que as duas marcas são as maiores fabricantes de veículos do planeta, mas enquanto a Toyota é líder também nos Estados Unidos, a VW nunca conseguiu o mesmo sucesso e sequer alcança o Top10 no país.
Mais detalhes da nova marca e dos produtos que ela deverá vender serão conhecidos em 2023.