A Volkswagen anunciou hoje que irá produzir o VW Virtus também na fábrica de São José dos Pinhais, Paraná, a partir de 2025. Até então, o modelo era exclusivamente montado em São Bernardo do Campo/SP.
O anúncio foi feito durante evento de comemoração aos 25 anos da fábrica do Paraná, onde 3 milhões de veículos já foram produzidos desde a construção, em 1999. A montadora também anunciou R$ 3 bilhões para a fábrica, como parte dos R$ 16 bilhões que serão investidos no Brasil até 2028.
Serão, ao todo 16 lançamentos, incluindo a estreia de veículos híbridos e totalmente elétricos. Um dos modelos será uma picape para a fábrica do Paraná, onde até então apenas o T-Cross era montado sob emblema VW – além dos modelos Q3 e Q3 Sportback, da Audi.
A fábrica no Paraná produziu mais de 3 milhões de unidades ao longo destes 25 anos. Além dos modelos citados, foram produzidos em solo paranaense os modelos Golf, Fox, CrossFox, SpaceFox, a picape Saveiro, além do Audi A3.
VW Virtus: 6 anos de Brasil
Lançado em 2018, o Virtus sempre foi feito em São Bernardo do Campo, até a estreia no Paraná, em 2025. Foram mais de 245 mil unidades vendidas, 59 mil delas para 13 países da América Latina: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Equador, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, St Maarten e Uruguai.
Em 2023, o sedã foi totalmente reformulado, ganhando mais itens de tecnologia e iluminação LED. É o único modelo com os três motores turbo feitos pela montadora no Brasil: 170 TSI, 200 TSI e 250 TSI. Vendeu nas primeiras 3 horas, mais que em 6 meses com o modelo anterior.
O Novo Virtus também recebeu a nota máxima em segurança veicular (cinco estrelas) nos testes do Latin NCAP, que consideram a proteção a adultos, crianças e pedestres, além dos sistemas de assistência ao condutor.