A marca espanhola Seat está em busca de novas ideias, em um rumo diferente do que faz hoje: ela é uma subsidiária da Volkswagen que tem modelos próprios, porém derivados de projetos da Volks. A revelação foi feita pelo site Autocar.
É certo até o momento que a Seat não deve lançar novos modelos de carros convencionais nos próximos anos. Esse papel a Volkswagen entregou para a Cupra, a subdivisão da Seat para carros esportivos. Segundo a publicação Autocar, a Volkswagen encontrou na Cupra uma solução mais lucrativa do que na Seat, embora a Seat ainda venda mais que a Cupra.
Em entrevista à Autocar, o CEO da VW, Thomas Schäfer, disse que “o futuro da Seat é a Cupra”, e que a marca Seat não vai acabar. Porém ela deve usar sua força em outros segmentos. A Seat atualmente já comercializa uma linha de motos urbanas na Europa (conhecidas como scooters).
A Cupra tem desenvolvido veículos de sucesso na Europa, como o Cupra Formentor. Além disso, a Cupra já conta com soluções elétricas para seus veículos.
Não é só isso: a Cupra tem liderado os projetos da VW para compactos elétricos e estuda expandir sua atuação para outros lugares, como o México. Resumo: a subsidiária ficou maior e mais lucrativa que a própria Seat, que deve ser escanteada.
A marca Seat é tradicional na Espanha e tem muita identificação com o país. A Volks acredita que isso não é um problema, já que a Cupra também tem origem espanhola.
Não se tem notícia de qualquer expansão da Cupra para o Brasil, embora uma possível chegada no México torne a marca mais próxima de nós. Vários modelos que estão no nosso mercado são importados do México graças a um acordo comercial entre os países. Curiosidade: a Seat já atuou no Brasil no final dos anos 90 e foi embora após um volume pífio de vendas e a disparada do dólar.
Dentro deste debate de encerrar a Seat como marca de automóveis ainda há um problema para a Volks resolver: o Seat Leon está sendo remodelado para lançamento no ano que vem. A marca não vai abortar um projeto que já gastou tanto dinheiro em seu desenvolvimento. Teremos possivelmente um “Cupra Leon”.