VW brasileira encontrou concorrência dentro de casa e deixa de fornecer o T-Cross para o México. VW Índia tem como meta ampliar exportações.
O mercado mexicano passará a receber o T-Cross produzido na Índia no lugar do modelo brasileiro. A informação foi divulgada pela imprensa automotiva indiana, que revelou que um navio com 1232 T-Cross indianos já está a caminho do país latino.
A Volkswagen brasileira não se pronunciou sobre esta troca. Desde o ano passado o carro fabricado no Paraná vinha sendo exportado para o México e outros países latino americanos como Colômbia e Argentina. Também foram exportados exemplares para a África.
O T-Cross indiano tem dimensões semelhantes ao brasileiro, mas é fabricado em uma variante mais simples da plataforma MQB da VW. O carro tem alguns detalhes visuais diferentes, aparentando ser mais robusto, e traz alguns itens melhorados como o câmbio idêntico ao que equipa os modelos europeus da Volks.
Uma curiosidade: o T-Cross se chama Taigun na Índia, mas os carros que chegarão ao México vão manter a marca “T-Cross”. Na Índia os carros têm direção do lado direito. Para atender exportações para a América a Volkswagen precisou adaptar sua linha.
A diferença que os mexicanos vão sentir está no motor. O T-Cross que chegava por lá tinha motor 1.6, já o indiano é construído com dois motores: 1.0 de três cilindros e o 1.5 de quatro cilindros, com versões com câmbio manual ou automático.
Segundo o site indiano Autocar, as mudanças que a Volkswagen está fazendo podem ainda privilegiar outro projeto indiano no México: o Virtus indiano deve substituir o Vento, sedã que era inspirado no Polo europeu.