Volks revela dados técnicos e lista de equipamentos do Taos

Previsto para o segundo trimestre, modelo vai competir com Jeep Compass. Mas nada de preços ainda.

A Volkswagen finalmente divulgou dados técnicos sobre o VW Taos, que chega ao Brasil até junho deste ano. O modelo fabricado na Argentina é maior e mais leve do que o principal concorrente, o Jeep Compass. A montadora alemã ainda aponta o carro como a melhor relação peso/torque do segmento. Sem ainda falar em preços, ela divulgou uma série de itens de tecnologia (mais abaixo).

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VW Taos terá porta-malas 88 litros maior que o do Jeep Compass – foto: divulgação/VW

O Taos é o primeiro SUV produzido pela Volkswagen na fábrica de General Pacheco, na Argentina. O projeto foi um desenvolvimento conjunto da Volkswagen América do Sul e da América do Norte – o modelo está sendo produzido também na fábrica de Puebla, no México, para abastecer o México e, futuramente, os Estados Unidos e o Canadá. No mercado brasileiro, o Taos vai ocupar o posto de SUV médio premium, entre o T-Cross, SUV compacto mais vendido do Brasil em 2020, e o Tiguan, o SUV mais vendido da Europa e um dos SUVs mais vendidos do mundo nos últimos anos.

O Taos pesa exatos 1.420 kg, 136 kg a menos do que o Compass. É como dirigir com duas pessoas a menos do que o rival da Jeep. Segundo a montadora alemã, o alívio no peso se deve à plataforma MQB, que usa materiais mais leves sem perder resistência. Somado ao motor 250 TSI, de 150 cavalos e 25,5 kgfm de torque, o modelo terá 55,6kg/kgfm, melhor relação peso/torque da categoria. A montadora afirma que o modelo é 25% mais econômico que a concorrência, mas não informou quanto ele faz por litro de combustível.

Medidas

O alemão mede 4.461 mm de comprimento (67 a mais do que o Compass) por 2.680 de largura (22 mm maior). Tem porta-malas maior (498 l x 410 l) e entre-eixos maior (2680 x 2636) que o concorrente.

A Volkswagen também divulgou dados sobre os ângulos de transposição. São 19º na entrada, 26,3º na saída e 20,1º em rampa (ilustração abaixo). Isso se deve às medidas de balanço dianteiro (900mm) e traseiro (881mm), este último responsável também pelo tamanho maior de porta-malas.

Volkswagen divulgou os ângulos de transposição do Taos – ilustração: divulgação/VW

Equipamentos tecnológicos

O novo Taos virá com seletor de modos de condução (Eco, Normal, Sport e Individual), freio de estacionamento eletrônico com função EPB (para mantém o acionamento em saídas normais, aclives e declives) e DAA (que libera o freio quando o cinto for afivelado). Também terá ACC com Stop and Go e Front Assist (frenagem automática parcial) e pacote AEB (com freio automático de emergência e detecção de pedestre), freio pós colisão, detector de fadiga, alerta de ponto cego, alerta de tráfego traseiro cruzado.

Outra novidade é a frenagem de manobra. Quando o motorista entrar em uma vaga os sensores dianteiros e traseiros freiam o carro automaticamente para evitar pequenas colisões durante a esterção. Para fechar a lista de equipamentos, o Taos terá sistema Kessy por aproximação e teto solar panorâmico.

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Taos virá com Itens de tecnologia – ilustração: divulgação/VW

Vai valer?

Vale lembrar que apesar de todas essas vantagens técnicas, o Taos pode não valer tanto a pena se a Volkswagen errar a mão no preço. E como a montadora está espalhando aos quatro ventos que o modelo é mais vantajoso do que a concorrência, é muito provável que ele venha com preços acima dos rivais. É esperar.

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