A Volkswagen apresentou a nova linha Virtus que começa a ser vendida em suas concessionárias. O sedã ganhou retoques visuais tanto na parte interna quanto na externa e agora tem versões mais baratas com um motor 1.0 menos potente que o que a marca já oferecia no modelo anterior.
O Virtus mais básico custava até o mês passado R$ 120 mil. Agora o novo Virtus parte de R$ 104 mil. Qual a mágica? Quem comprou um Virtus na semana passa da já pode chorar?
O novo Virtus recebeu mudanças visuais que o afastam do “irmão” Polo. Assim a Volkswagen quer conferir mais personalidade ao modelo. As novas versões mais baratas são mais simples que a versão antiga.
A marca foi obrigada a reposicionar o modelo porque em dezembro encerrou a produção do Voyage. Assim o Virtus atual passa não apenas a fazer as vezes de Virtus, mas também ocupar um espaço onde estão compradores que procuram um veículo mais modesto e também frotistas. Ainda que R$ 104 mil seja uma boa grana nos dias atuais e que o Voyage saiu de linha custando em torno de R$ 90 mil.
Marketing do custo-benefício
Essa diferença de preço deve fazer a Volks perder uma clientela em relação aos números de venda do Voyage. A marca tenta minimizar isso oferecendo para os novos donos as três primeiras revisões grátis e uma parceria com a Porto Seguro para baixar o valor do seguro do modelo.
A marca quer reforçar esses atrativos porque sabe que seu consumidor é atraído pelo custo-benefício da marca. Quem nunca ouviu um comprador de VW falar que a manutenção do Gol é feita até no bar da esquina?
Por fora a Volkswagen fez ajustes nos faróis e grades. O carro agrega a cor azul Biscay, que é a das fotos que ilustram este texto. Muito bonita, por sinal.
A VW ainda adicionou rodas com desenhos exclusivos e agora o carro tem 5 versões, sendo duas com o novo motor 1.0 turbo – menos potente que o anterior que continua equipando outras duas versões.
Esse motor 1.0 turbo TSI 170 rende até 116cv com torque de 16,8 kgfm a 1750 rpm. Vai de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos e a velocidade máxima é de 192 km/h. É um motor ágil que não fica muito atrás do já consagrado TSI 200 que equipa o T-Cross e está na versão intermediária do Virtus.
Assim, são duas versões básicas, duas versões que conservam o que o antigo Virtus já oferecia e uma versão topo de linha que substitui o antigo Virtus GTS:
Virtus 170 TSI Manual, que sai por R$ 104 mil.
Essa versão tem 6 airbags e tem quadro de instrumentos digital, rodas em liga leve e carregador de celular.
Virtus 170 TSI Automático, por R$ 113 mil.
Os mesmos itens da versão anterior e inclui frenagem de emergência.
Virtus 200 TSI Comfortline, que substitui de fato o antigo Virtus e mantém o preço do carro antigo, saindo por R$ 122 mil.
Virtus 200 TSI Highline, também mantendo o que o antigo já oferecia nesta versão sem alteração de preço, saindo por R$ 130 mil.
Adiciona ar condicionado digital, faróis de neblina e câmera de ré, além de sistema multimídia.
Virtus 250 TSI Exclusive, com o motor mais potente (1.4 TSI) e saindo por R$ 145 mil.
Essa versão substitui a versão esportiva GTS. A Volkswagen não viu utilidade para continuar com uma versão esportiva do sedã e preferiu associar o motor potente a uma versão com mais luxo.
Essa versão é um claro reposicionamento para fazer o carro competir com uma categoria com mais luxo, que de certa forma morde alguma clientela da categoria superior, onde está o Corolla e até o Jetta, por exemplo.