Volks mira Fiat e terá nova picape para enfrentar a Toro e novo carro para brigar com o Pulse

Marca alemã fez anúncio de investimentos, mas não confirmou nomes de modelos, nem datas de lançamento

A Volkswagen anunciou que gastará R$ 16 bilhões para renovar sua linha de veículos na América Latina e o principal foco deste investimento continuará sendo o Brasil, onde a marca segue popular. A marca quer voltar à liderança do mercado nacional e, pelo que divulgou à imprensa, vai querer fazer frente à modelos que são sucessos na líder Fiat. Também divulgou que todas as suas unidades atuais no país receberão parte deste investimento.

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Fábrica do T-Cross em São José dos Pinhais (PR) deve receber parte dos investimentos (foto: Volkswagen/divulgação)

A fabricante de origem alemã anunciou que lançará 16 novos veículos no Brasil até 2028. Dos R$ 16 milhões, a empresa já tinha anunciado R$ 7 bilhões anteriormente. É, portanto, um complemento de investimentos para trocar a linha atual por modelos híbridos e flex. A marca ressaltou que continuará fabricando veículos com motores tradicionais.

Novo concorrente para o Pulse

Um dos investimentos da marca é para a construção de um novo veículo na fábrica de Taubaté, onde hoje produz o Polo Track. Embora a Volks não tenha detalhado informações sobre esse novo veículo, ele deve ser um crossover concorrente para o Pulse com elementos “emprestados” do Polo. É uma estratégia semelhante à que a líder Fiat fez ao criar o Pulse a partir do Argo.

A Prefeitura de Taubaté chegou a informar que o veículo resgatará o nome “Gol”. A Volkswagen desmente essa informação, apenas confirma que o novo carro é um projeto totalmente produzido por sua filial brasileira. Recentemente a revista AutoEsporte informou que a marca trabalha com uma lista de novos nomes para o novo projeto. Esse carro deve ser lançado em 2025.

Nova picape VW

Outra novidade da Volkswagen será uma picape fabricada em São José dos Pinhais (PR). Esse produto deve ser um novo concorrente para a Fiat Toro e deve ser algo semelhante ao que a marca apresentou no Salão do Automóvel de 2018 (foto abaixo). A marca aproveitou para destacar que a Amarok continuará sendo produzida na Argentina, mas não informou se ela será modernizada.

Volkswagen Tarok foi apresentada em 2018 e nunca foi produzida (foto: Volkswagen/divulgação)

Também em São José dos Pinhais é fabricado o T-Cross, que em breve terá uma versão com reestilizações. Ele e o Nivus (fabricado em São Paulo) devem ter, no futuro, opções com motorização híbrida.

Dois modelos inéditos em São Paulo

A fábrica de São Bernardo do Campo (SP), a mais antiga da empresa, também receberá investimentos e produzirá dois novos modelos que a empresa não deu nem pistas de quais serão. Portanto eles continuam sendo um mistério para o público.

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A fábrica de São Paulo terá a capacidade de produzir veículos elétricos e híbridos, mas no comunicado à imprensa a VW destacou que os novos produtos serão um complemento para a Kombi elétrica e o ID4, que são importados. Portanto é possível concluir que estes dois produtos foram excluídos de uma possível nacionalização. O novo projeto pode ser derivado do ID2 (foto abaixo), que foi apresentado na Europa como um modelo elétrico mais popular. Aqui é preciso pontuar que essa última informação é apenas uma especulação.

O ID2 já foi cogitado para o Brasil e é uma correção de rumo da Volks no mercado de elétricos. Até então ela vinha criando modelos elétricos com visual mais futurista e uma pesquisa da marca na Europa apontou que o comprador de carros quer veículos mais modernos, mas parecidos com o estilo tradicional.

Volta do Golf?

A marca não confirma, mas um dos planos para o país deve ser o retorno do Golf importado em sua versão mais esportiva, com 320cv. Essa informação foi divulgada há algumas semanas pelo jornalista João Anacleto. O Golf deixou o Brasil em dezembro de 2020 e desagradou muitos fãs da marca. A nova versão, no entanto, terá preços elevados para o padrão brasileiro. Na Europa ele custa em torno de R$ 300 mil.

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