Vitória de Senna no Brasil em 91 tornou famoso um carro sueco

Carro que era utilizado para suporte médico protagonizou momento histórico de Senna no GP Brasil

No dia 23 de março de 1991 o piloto Ayrton Senna vencia o GP Brasil de Fórmula1. Nesse dia o piloto brasileiro tornou conhecido, mesmo que involuntariamente, um novo modelo da sueca Saab, que estava estreando no país através da GM.

O GP Brasil de 91 foi a famosa corrida que Ayrton teve problemas com o câmbio do carro e venceu a corrida acelerando em uma única marcha.

Era a semana de aniversário de Ayrton Senna, que foi campeão da temporada. Após receber a bandeirada, o piloto brasileiro passou mal e ficou parado na pista. Teve que ser atendido pelos médicos e levado de carro até o pódio.

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O carro era um Saab 9000 CD, um dos 50 únicos sedãs da marca que a GM importou na época, aproveitando o novo posicionamento do governo brasileiro da época, que decidiu liberar a importação de veículos (leia sobre isso aqui). A GM era sócia na montadora, posteriormente adquiriu 100% das ações e nos anos 2000 extinguiu a marca.

Só que quando a GM se associou ao negócio o sedã já existia e era um projeto resultado de uma parceria anterior da Saab com a Fiat, que emprestou a estrutura do Alfa Romeo 164 e o desenho é de Giorgetto Giugiaro. Já existia uma versão hatch, mas o sedã surgiu em 1989 e tinha como foco o mercado norte-americano. Na Europa rivalizava com o também sueco Volvo 760.

A versão turbo vinha com motor 2.3 que gera 200cv e faz de 0 a 100 km/h em 7 segundos. A velocidade máxima é de 237 km/h. O veículo trazia freios ABS, teto-solar e airbag para o motorista, luxos para a época. O preço da época: US$ 120 mil.

Dos 50 sedãs que a marca trouxe ao Brasil em 1991, 22 continuam com documentação ativa. A maior parte está registrada na cidade de São Paulo.

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