A VinFast, empresa vietnamita de carros, vai aos poucos anunciando seus modelos, todos elétricos. Após começar as vendas com apenas dois modelos, a empresa amplia seu leque e mira novos mercados. Os americanos já desfrutam dos carros criados pelo milionário vietnamita Pham Nhat Vuong. A bola da vez é o VF3.
O VinFast VF3 lembra muito o Suzuki Jimny e ele tem mesmo uma intenção de concorrer com o compacto japonês. No Japão, carros de porte menores possuem uma vantagem fiscal e o VF3 se enquadra.
Os chamados kei cars são modelos pequenos, criados no pós guerra para ajudar a reconstruir a indústria japonesa. Os incentivos fiscais perduram até hoje, embora tenham se modificado ao longo do tempo. Mas uma coisa perdura: os preços acabam ficando acessíveis para a maior parte da população.
É isso que deseja a VinFast, que seus carros consigam ser consumidor por moradores diversos, por preços que caibam no bolso. É uma equação difícil, já que ela também tenta trazer tecnologias aos modelos.
O VinFast VF3 terá comandos totalmente digitais e autonomia ‘acima da média’. A montadora não forneceu grandes detalhes. O que se sabe é que ele terá rodas aro 16 e uma ampla gama de cores exteriores, além de duas versões: eco e plus.
As vendas, neste primeiro momento, serão para o mercado vietnamita. A tendência é que ele adentre novos mercados num futuro próximo. As encomendas serão abertas em setembro e as primeiras entregas estão previstas para julho de 2024.