Holandês fez o primeiro Grand Chelem da carreira, em um fim de semana fantástico.
Aos poucos, Max Verstappen vai desenhando seu primeiro título de F1 na carreira. Em mais um fim de semana impecável, o holandês fez barba, cabelo e bigode. Conseguiu a pole, melhor volta e a vitória de ponta a ponta. Foi o primeiro Grand Chelem da carreira de Verstappen, que acabou vencendo as duas provas na Áustria.
Foi o 50º pódio do jovem piloto, que aumentou de 18 para 32 pontos a vantagem no mundial. Ou seja, Hamilton já precisa de duas corridas para voltar a ser líder – se é que vai conseguir. Depois de vencer 3 vezes nas 4 primeiras corridas do ano, o inglês viu a ascensão de Verstappen, que já tem 3 vitórias seguidas e 5 no ano.
Bottas foi o segundo e Norris acabou em terceiro, à frente nada menos do que o heptacampeão Hamilton. Sainz foi o quinto e Pérez, o sexto. Veja a classificação final mais abaixo.
A F1 volta no GP da Inglaterra, em 18 de julho. Vai ser o primeiro fim de semana com o mini GP de sábado, que estreia na categoria.
Largada e primeiras voltas
Assim como no GP da Estiria, semana passada, também em Spielberg, foi uma largada limpa apenas nas primeiras posições, com Verstappen mantendo a ponta, seguido por Norris, Pérez e Hamilton. Já no pelotão traseiro, problemas. Esteban Ocon foi espremido nas primeiras curvas e quebrou a suspensão, sendo obrigado a abandonar e a trazer pra pista o Safety Car.
Na relargada, na volta 4, Pérez foi pra cima de Norris, mas acabou errando, saiu da pista e perdeu 7 posições. Bottas e Hamilton protagonizaram uma curta briga, com duas trocas de posições, e Hamilton mantendo a dianteira.
Enquanto Verstappen abria na ponta, as McLaren iam bem. Norris segurava a segunda colocação, à frente das Mercedes, e Ricciardo progredia. Na volta 18, o australiano passou Vettel, assumindo a quinta colocação. No GP da Estíria, ele tinha sido mais discreto, terminando apenas em 13º, fora da zona de pontuação.
Mas na 20ª volta veio o balde de água fria. Os comissários julgaram que Norris foi o culpado pela saída de pista de Pérez e o puniram com 5 segundos de perda no pit stop. Ao mesmo tempo em que recebia a informação da punição, o piloto foi ultrapassado por Hamilton.
Primeira parada de boxes
Ricciardo abriu a parada de troca de pneus, na volta 30, seguido, na volta 31, do companheiro Norris, que pagou a punição de 5 segundos, voltando na quarta colocação. Verstappen esperou a parada de Hamilton para evitar o undercut, que é quando um piloto para antes, passa a andar rápido por causa dos pneus novos, e ganha a posição daquele que parou muito depois.
Na volta 44, o mundo deu voltas. Pérez foi punido com 5 segundos por fazer exatamente a mesma coisa que Norris havia feita a ele. O mexicano não deu espaço na pista para Leclerc, que acabou saindo da pista na mesma curva. O monegasco, no entanto, não perdeu posições.
Incrivelmente o mexicano voltou a cometer a mesma manobra e levou outra punição de 5 segundos! Foi uma corrida para esquecer para Pérez, definitivamente.
Na volta 50, Hamilton passou a ter problemas no carro, sendo ultrapassado nas voltas seguintes por Bottas e Norris. O britânico, com boa vantagem para Pérez, decidiu parar mais uma vez. O problema, no entanto, não era nos compostos
Voltas finais
George Russel, ainda em busca do seu primeiro ponto na temporada a bordo da fraca Williams, fez de tudo para defender sua 10ª colocação, à frente de Fernando Alonso, que passou a apertar com sua Alpine de asa aberta. O piloto da Williams protagonizou uma das melhores defesas de posição da prova, mas faltando 3 voltas o espanhol acabou passando.
Com grande vantagem na ponta, Verstappen parou a 10 voltas do fim e passou a voar na frente de Valteri Bottas, garantindo o ponto extra de melhor volta da corrida e o Grand Chelem. O holandês abre uma vantagem importante na ponta. Será que a Mercedes reage? Ainda faltam 14 corridas, é bom lembrar.