Verstappen venceu o GP de Abu Dhabi no encerramento da temporada 2022 da F1, com Leclerc em segundo e Perez em terceiro, as mesmas posições finais na tabela de classificação. O GP marcou também a aposentadoria de Vettel e a saída forçada de 3 pilotos: Ricciardo e Schumacher devem ser pilotos de testes em 2023 e Latife ainda não sabe para onde vai, mas é certo que não será titular no ano que vem.
Foi um GP bem protocolar, sem grandes emoções. Verstappen assumiu a ponta na largada e se manteve à frente até o fim. A única disputa ainda em aberto era a do vice-campeão. Leclerc chegou à última corrida em segundo, com Perez ainda com chances. E quis o destino que eles disputassem o vice até a última volta. Mas Leclerc conseguiu resistir e fechou em segundo.
Verstappen termina a temporada com 15 vitórias, ampliando seu impressionante recorde. É mais do que as 14 que Emerson Fittipaldi, também bicampeão, venceu em toda a carreira. Mais do que Graham Hill, Jack Brabham e Alberto Ascari, também venceram em todos os tempos. Verstappen chegou a 35 vitórias na carreira e o próximo da lista é ninguém menos que Senna, com 41.
A F1 volta no dia 5 de março de 2023, no GP do Bahrein. Serão 24 corridas, o máximo permitido pelo regulamento. Fique de olho nas três provas estreantes: China (16/04), Catar (08/10) e Las Vegas (18/11). O GP de São Paulo deixa de ser o penúltimo do ano e passa a ser o antepenúltimo, em 05/11.
Balanço da temporada 2022
Fazendo uma análise mais completa, é injusto dizer que não foi uma boa temporada, com boas brigas e momentos memoráveis. Mas dá para ficar um pouco insatisfeito com a falta de mais disputas por vitórias, algo prometido pelos novos carros.
Se tivemos um 2021 decidido na última volta da última corrida, este ano assistimos a um passeio de Verstappen. A Red Bull foi, claramente, a grande beneficiada com a mudança de regulamento e já sai na frente em 2023.
Sem uma novidade para a próxima temporada como tivemos com o regulamento em 2022, resta torcer para que Mercedes e Ferrari consigam evoluir seus carros e obriguem Verstappen a tirar seus coelhos da cartola, antes que o tricampeonato caia no colo do holandês.