Max Verstappen venceu o GP da Hungria e completou a 7ª vitória consecutiva na temporada, e a 44ª da carreira. Lando Norris terminou em segundo, mantendo a boa fase da McLaren, e Sergio Pérez fechou o pódio.
O pole Lewis Hamilton foi o quarto, Piastri o quinto e Russell, que largou em 18º, terminou em sexto. Também pontuaram: Leclerc (7º), Sainz (8º), Alonso (9º) e Stroll (10º). Confira aqui a classificação completa.
Com a vitória, a Red Bull quebrou um recorde que durava desde 1988. Desde Senna-Prost uma equipe não vencia tantas corridas seguidas. A Red Bull chegou a 12 em sequência, iniciada após o GP São Paulo de 2022, vencido por George Russell. De lá para cá, só deu Verstappen ou Perez, e muito mais Verstappen, diga-se. Das 12 vitórias, 10 foram do holandês e 2 do mexicano.
Aliás, este foi um fim de semana cheio de recordes. Veja ao final do texto.
GP da Hungria 2023: novo passeio de Verstappen
Muitos apostaram que Hamilton pudesse resistir ao máximo na ponta, aproveitando que o circuito de Hungaroring é muito travado e difícil de ultrapassar. Mas o britânico não largou bem e caiu para quarto já na segunda curva.
Verstappen assumiu a ponta, seguido de Piastri e Norris, que ressurgiram junto com a McLaren. As posições permaneceram assim até a primeira parada dos boxes. Na volta, Norris ficou na frente de Piastri. Já a ponta era dele, Verstappen.
Na volta 47, Pérez se meteu na briga do pódio. Ele conseguiu ultrapassar Piastri por fora e aguardava a segunda parada de Hamilton para se encaixar na terceira colocação.
E assim foi. Hamilton parou e as primeiras colocações ficaram assim: Verstappen em primeiro, Norris em segundo, Perez em terceiro, Piastri em quarto e Hamilton em quinto. Hamilton passou Piastri e quase beliscou o pódio, terminando a corrida em quarto.
Recordes batidos no GP da Hungria 2023
Além da 12ª vitória consecutiva para uma mesma equipe, no caso a Red Bull, foram estabelecidos outros recordes neste fim de semana:
- Hamilton aumentou para 104 o seu recorde de poles
- Hamilton é o primeiro piloto a ter 9 poles em um mesmo GP, Hungaroring
- 12º ano consecutivo com pole position da Mercedes (Ferrari tem 15 anos seguidos, encerrados em 2008)
- 21º ano consecutivo com pelo menos uma pole para o motor Mercedes (Ford Cosworth é o segundo, com 17 anos seguidos, sequência encerrada em 1983)