Verstappen vence GP da Bélgica e amplia recorde na F1

Mesmo largando em sexto, Verstappen escalou o grid e venceu pela 45ª vez na carreira.

Max Verstappen voltou a vencer na F1. Desta vez no GP da Bélgica, a 45ª vitória e o 89º pódio da carreira. Com isso, a Red Bull ampliou para 13 o recorde de vitórias seguidas para uma equipe, recorde que já pertenceu à McLaren de Senna e Prost, em 1988.

Pérez ficou em segundo, marcando dobradinha para a Red Bull, e Leclerc, que largou na pole, fechou o pódio. Os outros pilotos que pontuaram foram: Hamilton (4º), Alonso (5º), Russell (6º), Norris (7º), Occon (8º), Stroll (9º), e Tsunoda (10º). Hamilton fez a melhor volta e ficou com o ponto extra. Veja aqui a classificação atualizada.

A F1 faz uma pausa de 4 semanas para as férias de meio de ano e volta no fim de semana de 27 de agosto para o GP da Holanda.

- Publicidade -

GP da Bélgica: Verstappen pulou de sexto para primeiro

A largada foi com emoção. Sainz fechou Piastri e o espremeu contra o muro. O piloto da McLaren, que fez boa sprint no sábado, acabou de fora da corrida logo na primeira volta. Na frente, Pérez assumiu a ponta, mesmo após uma boa largada de Leclerc.

Verstappen, que largou em sexto, pulou para quarto já na primeira volta. Alonso subiu de nono para quinto, sendo o melhor piloto com pneus médios.

Na volta 17, Verstappen fez o que todos esperavam e assumiu a ponta, deixando Pérez para trás. A partir daí virou a já chamada Fórmula Verstappen, com todos os outros pilotos correndo a F1.

Nesta corrida à parte, os estrategistas ficaram com o cabelo em pé por causa da chuva. Ou da ‘não chuva’. É que as previsões climáticas apontavam possibilidade de chuva, que podia ser fraca ou média, durar pouco ou médio. Caso a chuva fosse média com duração média, havia a chance de uso de intermediários.

A chuva acabou sendo fraca e rápida e ninguém precisou colocar os intermediários, para felicidade das equipes (e infelicidade dos fãs).

De forma protocolar, Verstappen ficou com a 45ª vitória da carreira, a 8ª em sequência. E ele vai querer ampliar a sequência em casa, no GP da Holanda.

Verstappen já é o campeão depois do GP da Bélgica?

Apesar da grande diferença de pontos – Verstappen chegou a 314 pontos, contra 189 do segundo colocado Pérez – ele ainda não pode ser considerado o campeão. Pelo menos matematicamente falando.

Com 10 corridas pela frente, são 250 pontos a serem distribuídos aos vencedores, mais 10 pontos para quem fizer a melhor volta e mais 24 pontos aos vencedores das 3 corridas sprint que faltam – Catar, EUA e Brasil.

Com 284 pontos em jogo pela frente, não só Pérez como outros 8 pilotos ainda têm chances matemáticas de título – 10 pilotos estão de fato sem chances. Mas alguém duvida que Verstappen não vai levar essa?

- Publlcidade -spot_img

Comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -

últimas da f1