Max Verstapen voltou a passear num grande prêmio e venceu pela 42ª vez na carreira, uma vez a mais do que Senna. Agora ele mira em Prost (51 vitórias), Vettel (53), Schumacher (91) e Hamilton (103). Detalhe, quando Hamilton venceu pela 103ª vez, Verstappen tinha apenas 19 vitórias na carreira…
Voltando à corrida, as Ferrari mostraram grande recuperação, com Leclerc terminando em segundo e Sainz em quarto. Pérez foi o terceiro.
Norris chegou em quinto, seguido de Alonso e Hamilton. Russell foi o oitavo, Gasly o nono e Stroll foi o último a pontuar (confira abaixo a lista final).
A F1 volta no dia 9 de julho, para o GP da Inglaterra.
GP da Áustria – mais um passeio de Max Verstappen
O bicampeão do mundo, que já tinha levado a sprint race da Áustria no sábado, começou a corrida sem dificulades. Largou na ponta e se manteve assim, abrindo uma boa vantagem. As Ferrari conseguiram um bom ritmo e formaram as 3 primeiras colocações, com Pérez em quarto.
Na primeira parada, Verstappen chegou a perder a primeira colocação, de forma momentânea – exatos 11 minutos. Na pista, ele recuperou a ponta e a manteve até o final. Com tanta vantagem, o piloto se deu ao direito de parar na penúltima volta, só para fazer a melhor volta. E fez. Assim, ele conseguiu todos os pontos possíveis – contando com os pontos da sprint.
Confira a classificação da F1 após o GP da Áustria.
No mais, a corrida foi marcada por boas brigas e ultrapassagens, mas vai ser lembrada, mesmo, pelo excesso de punições a pilotos que não conseguiram se manter dentro dos limites de pista.
A classificação final do GP da Áustria 2023 ficou assim:
- 1º – Verstappen/Red Bull
- 2º – Leclerc/Ferrari
- 3º – Pérez/Red Bull
- 4º – Sainz/Ferrari
- 5º – Norris/McLaren
- 6º – Alonso/Aston Martin
- 7º – Hamilton/Mercedes
- 8º – Russell/Mercedes
- 9º – Gasly/Alpine
- 10º – Stroll/Aston Martin
- 11º – Albon/Williams
- 12º – Ocon/Alpine
- 13º – Sargeant/Williams
- 14º -Zhou/Alfa Romeo
- 15º – De Vries/AlphaTauri
- 16º – Bottas/Alfa Romeo
- 17º – Tsunoda/AlphaTauri
- 18º – Piastri/McLaren
- 19º – Magnussen/Haas
- 20º – Hulkenberg/Haas