A indústria automotiva venezuelana não produziu sequer um carro ou caminhonete nos últimos três anos, segundo a Favenpa, a Cámara de Fabricantes Venezolanos de Productos Automotores.
Segundo entrevista de Omar Bautista, presidente da Favenpa, aos meios venezuelanos, em 2022 a indústria automotiva do país fabricou apenas 75 veículos e eram caminhões ou ônibus. As informações são do diário venezuelano “El Nacional”.
Além disso, Omar disse que a indústria nacional está sofrendo com peças de reposição importadas que são vendidas no país sem emissão de notas e assim também não pagam impostos.
Venirauto
No ano passado o governo do país divulgou que pretendia ressucitar a Venirauto, uma montadora nacional com o apoio da iraniana Saipa. A marca deve adaptar veículos produzidos no Irã. Mil carros importados da Saipa chegaram à Venezuela no último dia 22 de janeiro.
Estes veículos chegam à Venezuela por um preço em torno de US$ 11 mil dólares. A chegada dos primeiros foi divulgada em rede social pelo “Ministro do Poder Popular” da Venezuela:
A Venezuela está mergulhada em uma crise financeira sem precedentes em consequência de embargos econômicos impostos ao país, que é governado por um ditador. O mercado do país movimentava a venda de 100 mil veículos por ano em 2007, número considerado relevante para um país de 28 milhões de habitantes. Atualmente apenas 5 mil veículos são vendidos por ano no país, todos importados.
Gol ‘Made in Taubaté’
A Volkswagen tinha, até o ano passado, unidades do Gol fabricado em Taubaté (SP) a venda na Venezuela. Com a descontinuidade do Gol, a marca não possui mais veículos 0km anunciados para a Venezuela.
Chevrolet e Toyota mantinham linhas de produção no país, mas as fábricas foram fechadas por falta de insumos para a montagem dos veículos há mais de três anos. Atualmente a Toyota e a Ford mantém concessionárias no país com disponibilidade de veículos 0 km.
Os carros na Venezuela são vendidos em dólar americano e comprar um veículo zero é um luxo para poucos. O preço de um Toyota Land Cruiser 2022 (carro que não é vendido no Brasil) sai por US$ 209 mil. O salário mínimo no país atualmente é de menos de US$ 2.
Não se engane ao pensar que ninguém pode comprar um carro desses no país. A Ferrari mantém uma concessionária na capital Caracas desde 2021. Se você for curioso, dê uma olhada nos veículos usados a venda por lá neste link.