A alta de preços nos carros, um fenômeno global, está causando uma mudança de mercado curiosa nos EUA. No país das grandes picapes e dos SUVs, dois carros pequenos estão surfando na onda do momento. As vendas de Nissan Versa e de Mitsubishi Mirage dispararam nos últimos tempos. A alta foi de 85% para o hatch da Mitsubishi e de 61% para o da Nissan em um semestre.
É que com a alta de preços, os carros grandes, que já eram caros, ficaram ainda mais caros. E os americanos passaram a recorrer aos modelos de entrada, que são poucos no país. Montadoras como a Nissan e a Mitsubishi, que aliás possuem uma aliança, estão sendo beneficiadas.
A alta foi especialmente maior na comparação do segundo trimestre. Em 2023, o Mitsubishi Mirage vendeu 1.974 unidades, contra 4.859 emplacamentos no segundo trimestre de 2024, uma alta de 146%. Os preços do Mirage começam em US$ 17.840.
O Nissan Versa custa a partir de US$ 17.820, suficientes para atrair 17.812 compradores no primeiro semestre de 2024, contra 11.014 no segundo semestre de 2023.
Além dos altos preços dos carros grandes, Mirage e Versa tiveram outra vantagem: o Kia Rio, outro concorrente direto, saiu de cena para a entrada do Kia K4. Mas o K4 chegou custando mais (e com mais equipamentos), abrindo terreno para a dupla de Mitsubishi e Nissan.
Resta saber o futuro dos dois modelos. As montadoras, em geral, preferem gastar o valor de desenvolvimento de veículos em modelos que vão realmente dar lucro, como SUVs e picapes. Quando chegar a hora de tirar os dois de linha vai bater aquela dúvida se vale a pena criar um novo modelo menor, mais barato e menos lucrativo. Está provado, pelo menos neste momento, que vai valer a pena.