Vendas de carros batem recorde em julho

Vendas, impulsionadas pelo desconto de impostos, foram as melhores para um mês desde dezembro de 2020

A venda de veículos bateu recorde em julho no país, apontam os dados divulgados nesta segunda-feira pela Anfavea. No mês de julho, os efeitos da MP 1.175 do governo federal refletiram-se de maneira ainda mais expressiva nas vendas, ao contrário de junho, quando o aquecimento só ocorreu no final, assim que a medida entrou em vigor.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A primeira quinzena de julho foi especialmente positiva, com um desempenho muito acima da média impulsionado pelos emplacamentos de automóveis e comerciais leves, que receberam bônus oficiais e descontos das montadoras. A segunda quinzena manteve as vendas elevadas, pois várias marcas optaram por manter descontos, mesmo que de forma menos intensa.

Vendas de carros batem recorde em julho

De acordo com o balanço divulgado pela Anfavea, julho foi o melhor mês do ano em vendas, volume e média diária de emplacamentos desde dezembro de 2020. Foram licenciados 225,6 mil veículos, alcançando o melhor resultado para um mês de julho desde 2019, antes da pandemia. Comparado ao mês anterior, o crescimento foi de 19%, e em relação a julho de 2022, a alta foi ainda maior, com 24%.

A alta nas vendas também contribuiu para reduzir os estoques das fábricas e concessionárias. No final de maio, segundo a Anfavea, os estoques estavam acima de 250 mil unidades, mas agora estão abaixo de 200 mil. Embora a produção de julho não tenha acompanhado o mesmo ritmo acelerado das vendas, os números permaneceram estáveis, apesar de algumas paradas de fábricas por férias coletivas, lay-offs e outros ajustes para atender à demanda. A produção de 183 mil autoveículos representou uma ligeira redução de 3,3% em comparação com o mês anterior.

No acumulado do ano, a produção de 1,315 milhão de unidades teve leve aumento de 0,3% em relação aos sete primeiros meses de 2022.

Já as exportações caíram. A associação aponta complicações enfrentadas em destinos como Colômbia e Chile, além de outros países sul-americanos. As exportações para a Argentina se mantiveram no mesmo nível de 2022, já abaixo do potencial desejado pelas montadoras.

Já as vendas para o México superaram a meta. O país liderou pela primeira vez na história o ranking de embarques de modelos brasileiros, com mais de 83 mil unidades, representando um aumento de 90% em relação ao volume do ano passado. No total, as exportações do Brasil alcançaram 257,7 mil unidades no ano, uma queda de 10,6% em comparação com o mesmo período de janeiro a julho de 2022.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Polo é o carro mais vendido de julho

Após um amplo domínio do Fiat Strada, o VW Polo pulou para a ponta entre os carros mais vendidos de julho. O modelo parece ter sido o mais beneficiado pela medida do governo em cortar impostos de carros zero km. Os dados são da Fenabrave.

Vendas de carros batem recorde em julho

Foram 16.471 vendas do hatch da Volkswagen, seguido de 12.126 vendas do Hyundai HB20. Desta vez, o Fiat Strada foi apenas o terceiro mais vendido do mês, com 10.387 emplacamentos, um pouco acima do GM Onix, que teve 10.260.

No acumulado do ano, no entanto, o Strada permanece na ponta, com 60.933 vendas. Completam o pódio o Onix (54.370), seguido muito de perto pelo Polo (54.193).

Notícias relacionadas

- PUBLICIDADE -

nossos destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -spot_img