Conforme previmos no mês passado, a venda de carros zero quilômetro despencou em abril, em relação a março, no país. Foram 151 mil vendas agora, 19% a menos do que as 186 mil em março, informa a Fenabrave. O principal motivo foi o calendário, mas não só isso.
Março havia sido um mês bom por causa da grande quantidade de dias úteis. Abril sofreu do oposto. Foram três feriados – Sexta Santa, Tiradentes e Dia do Trabalho, este no último dia 1º mas que acabou formando um fim de semana prolongado, com os dias 29 e 30 de abril.
Além dos dias com mais lojas fechadas, outros motivos afastaram o cliente. Os prazos para entrega estão longos por dificuldades na produção, forçando o cliente a optar por seminovos de pronta entrega. Sem contar o preço abusivos dos veícuos e, pior ainda, da alta taxa de juros, que não facilita a vida de quem precisa financiar o bem.
Abril só não foi pior nas vendas por causa de um player cada vez mais frequente: as locadoras de veículos. Responsáveis por alugueis esporádicos e por planos de assinatura, as locadoras turbinaram as vendas, sendo responsáveis poro 47% dos emplacamentos de abril.
“Apesar desse fraco desempenho, alguns segmentos tiveram aumento de emplacamentos por dias úteis e já se recuperaram em relação à pandemia, o que não aconteceu com automóveis que, infelizmente, ainda apresentam queda real expressiva”, analisou Andreata Jr, presidente da Fenabrave.
Fiat Strada foi o carro mais vendido do Brasil em abril de 2023

Figura carimbada, o Fiat Strada fechou mais um mês sendo o carro zero quilômetro mais comercializado do país. Foram 8.051 unidades vendidas em abril, e 31.823 no quadrimestre.
Completaram o pódio o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20, com 7.376 e 7.143 emplacamentos, respectivamente. Bombado pelas vendas do Polo Track, o VW Polo fechou em quarto, com 6.063 comercializações.