Por falta de peças que paralisaram produção, Onix cai para terceira colocação nas vendas, aponta Fenabrave.
O que já era aguardado por todo o setor se concretizou. Com a produção duramente atingida pela crise dos semicondutores e também pelo agravamento da pandemia de coronavírus, o Chevrolet Onix não é mais o líder de venda de veículos no país. Caiu para terceiro, atrás do campeão Fiat Strada e do cada vez mais vendido Hyundai HB20.
A venda de veículos em geral cresceu 15,7% em relação a março do ano passado, mas é bom lembrar que naquele mês, o primeiro da pandemia, as vendas já foram afetadas. Numa análise mais estruturada como a de um trimestre, as vendas recuaram 5,4%, de janeiro a março deste ano.
Os números de agora carregam certa dose de incerteza e instabilidade. Segundo a Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos – que representa as concessionárias e quem divulgou os dados, boa parte dos emplacamentos de março reflete vendas antigas. É que muita gente que fechou negócio no fim do ano passado e começou deste ano só está recebendo agora os veículos pelo atraso na produção. Mais uma consequência da pandemia.
Movimentações no ranking de venda de veículos
Além da queda do Onix e da ascensão do HB20, outros modelos trocaram de lugar no ranking de vendas da Fenabrave. O VW Gol saltou de 7º em fevereiro para 4º mais vendido em março, o Chevrolet Tracker, de 11º para 7º, e o Hyundai Creta, foi de 13º para 9º. Aliás, o Creta chegou a liderar entre os SUVs na primeira quinzena de março, mas foi ultrapassado por Tracker e Renegade.
Entre as marcas, poucas mudanças. A trinca de líderes permanece com Fiat, Volkswagen e GM, nesta ordem. E lá no fim da tabela, a Ford, que um dia já foi uma das quatro grandes, foi ultrapassada pela Nissan e caiu para a 10ª colocação. Não se espante se em abril ou maio a Caoa Chery ultrapassar a ex-gigante.