A venda de carros teve alta expressiva em março no Brasil. Foram 53% a mais em relação a fevereiro e de 35% em comparação ao mesmo mês de 2021. Mas a marca tende a ser um oásis ao longo de 2023: a expectativa é de queda em abril e vamos explicar os motivos.
A alta de março está associada a alguns fatores. Março é um mês com 31 dias contra 28 em fevereiro. Março não teve feriados, fevereiro teve o Carnaval. Além disso, março do ano passado foi especificamente ruim, atapalhando a base de comparação.
Já abril deve sofrer com mais de um impacto. O primeiro deles vem do calendário. Teremos 3 feriados prolongados: Sexta-feira Santa, Tiradentes e Dia do Trabalho, este em 1º de maio, mas que deve pegar junto o fim de semana de 29 e 30 de abril. Com lojas fechadas, as vendas caem.
Além disso, outro fator importante é a dificuldade nas entregas de carros por causa das constantes paralisações nas fábricas. O impacto das pausas que começaram em março deverá ser sentido em abril, se estendendo pelo menos até maio.
Fiat Strada domina as vendas de março
No total, o país registrou 186,5 mil vendas de carros no terceiro mês do ano. E o líder foi o Fiat Strada, com 9.935 unidades emplacadas. Completaram o pódio o Hyundai HB20 e o Chevrolet Onix.
No acumulado do ano, o Strada lidera à frente do Onix e do Onix Plus, com o HB20 na quarta colocação. Já entre as marcas, a Fiat se manteve na ponta, com mais de 96 mil vendas acumuladas, seguida pela GM e pela Volkswagen.