Velozes e Furiosos é, sem dúvida, uma franquia de sucesso e que soube superar obstáculos. Desde a morte do ator Paul Walker até o próprio desgaste natural após nove filmes, eles se superaram. E agora, às vésperas da chegada de Velozes e Furiosos 10, eles trazem uma novidade que tem tudo a ver com nossos tempos, mas que pode causar estranheza e até repulsa dos fãs mais canônicos: a 10ª película estrelada por Vin Diesel trocará os motores a combustão envenenados e sobrealimentados com nitro por carros elétricos.
Mas calma que não serão quaisquer veículos elétricos. Dominic Toretto e seu bando usarão, por exemplo, um Dodge Daytona SRT EV e um Delorean Alpha 5, dois dos grandes modelos elétricos quando se fala em esportividade e potência e que já foram apresentados por suas fabricantes.
O Dodge Charger Daytona SRT EV cairá como uma luva ao protagonista, já que ele sempre guiou um Dodge Charger R/T V8. Mas como os diretores irão resolver a questão do silêncio dos motores elétricos? E aonde ficará a poesia dos personagens trocando marchas ‘infinitas’ sem o câmbio manual? O Muscle Car elétrico vai dar conta de entregar uma boa experiência?
A julgar pela franquia, os modelos elétricos certamente receberão uma preparação que o distinguirão do que estamos acostumados no mercado. Mas uma coisa de fábrica será bem explorada: o torque instantâneo típico dos modelos elétricos. Espere disputas de drag race quentes.
E é claro que veremos modelos a combustão tradicionais, já que é comum serem usados até uma dezena de modelos durante os filmes. Não parece ser uma virada de chave total, mas sim uma transição para os elétricos no longo prazo da franquia, que não tem prazo para acabar.
Velozes e Furiosos 10, ou ‘Fast X’ na versão global, deve ser lançado em abril de 2024 e terá, além de Vin Diesel, Jason Momoa, Charlize Theron e Brie Larson, entre outras estrelas de Hollywood.