Preparamos uma lista dos carros que já estão confirmados e também os que são promessa para 2023. Veja 19 modelos previstos:
Chevrolet Montana
Já em pré-venda, a Montana deve ser o primeiro grande lançamento de 2023 no mundo automotivo. É uma resposta da Chevrolet à Fiat Toro (mesmo que tardia). A Montana vem com motorização semelhante ao Tracker e será divulgada no Big Brother Brasil, da TV Globo.
O preço já chamou a atenção. Ela custará menos que a Toro e ainda incomodará a Fiat Strada nas versões mais caras.
Leia também:
– Veja 13 veículos que deixaram de ser fabricados em 2022
– Prepare o chapéu, Brasil viverá nova briga das picapes em 2023
Polo Track
O carro que vai substituir o Gol entra em produção na fábrica de Taubaté e já começa a abastecer o mercado nas primeiras semanas do ano. Junto com a Montana deve movimentar o mercado na faixa que antes pertencia ao sucesso Gol.
Falamos sobre o Polo Track aqui e ele terá acima dele o Polo que foi lançado no ano passado.
Volkswagen Virtus
A reestilização do Virtus chega para se ocupar o lugar do atual Virtus e também o do aposentado Voyage. Isso significa que além da mudança no visual o carro terá novas versões com acabamento e motorização mais simples para os órfãos do Voyage e com motor turbo para as versões mais caras.
O novo Virtus já está sendo vendido no México e deve chegar ao Brasil no meio deste ano.
Great Wall Haval H6
O SUV Haval H6 marcará a estreia da chinesa Great Wall no Brasil. O carro será fabricado na unidade que a Great Wall comprou da Mercedes-Benz no interior de São Paulo. Porém os primeiros serão importados.
A Great Wall inaugurou sua presença na mídia no Show da Virada da TV Globo, quando colocou no ar uma propaganda ainda sem muita apresentação do Haval H6.
Honda Civic
O Civic nos deixou no ano passado quando a Honda encerrou sua produção nacional. A promessa foi que ele voltaria importado ainda no ano passado. Não voltou, mas isso deve acontecer agora em 2023.
Se o Civic antes era um concorrente direto do Toyota Corolla, não espere por isso. É que vem aí a versão Type R, carro deve ser posicionado como um produto esportivo e com preço muito acima do antigo Civic. Falamos dele aqui.
Honda ZR-V
Ainda falando e Honda, o ZR-V foi lançado no ano passado nos Estados Unidos para substituir o HR-V e agora é esperada a sua chegada por aqui. Ele é baseado na plataforma do Civic e é considerado um SUV médio, abaixo do CR-V.
Nissan Sentra
Já falamos no Turboway sobre a volta do Sentra e se você leu acima sobre o Honda Civic, saiba que o carro da Nissan quer justamente o lugar deixado pelo carro da Honda e concorrer diretamente com Corolla e Cruze.
O Sentra chega no final de janeiro, é fabricado no México e já roda por lá e também por Chile e Argentina usando o motor 2.0 aspirado de 145cv.
Toyota Corolla GR
A Toyota já prometeu trazer ao Brasil a versão esportiva do Toyota Corolla, que é um hatch. O carro tem grande apelo esportivo e usa motor 1.6 turbo com capacidade de gerar 304 cv de potência.
Ford F-150
A Ford já anunciou no ano passado que a picape F-150 chegará ao Brasil no começo de 2023. A montadora tomou a decisão após a RAM trazer ao Brasil a RAM 1500 e fazer sucesso com ela. A F-150 tem várias opções de motor e a marca ainda não divulgou quais versões venderá por aqui.
Ford Maverick Hybrid
A Ford trará ao Brasil a versão híbrida da picape Maverick, que já existe no mercado norte-americano e vai conviver com a versão convencional da picape por aqui.
Renault Megane
A Renault já disse que trará de volta o Megane ao país, mas não será o carro que já habitou aqui no passado. O novo Megane é um SUV compacto elétrico que desenvolve 220cv de potência. A autonomia é de 450 km com uma única carga, um pouco mais que a distância para percorrer de São Paulo ao Rio de Janeiro.
Chevrolet Silverado
A Silverado é um lançamento esperado para 2023, porém ainda sem confirmação oficial da GM. A picape viria ao Brasil pela mesma razão da chegada da Ford F-150: a descoberta da RAM de um mercado onde os consumidores topam pagar mais de R$ 500 mil por uma picape.
Picape média da Fiat
É esperada a chegada para 2023 da picape da Peugeot Landtrek, fabricada na China e montada no Uruguai, que no Brasil será vendida sob a marca Fiat. Ainda não foi confirmado o nome do produto, mas ele brigará com Chevrolet S10 e Ford Ranger. Aqui no Turboway falamos sobre a grande expectativa com as picapes no mercado em 2023.
Fiat Strada turbo
A Fiat vai colocar no mercado a versão turbo da Strada com motor 1.0. É o mesmo conjunto que a marca já oferece no Pulse e que é muito bem acertado. O problema é que uma Strada turbo não deve sair por menos de R$ 130 mil e se for assim vai concorrer diretamente com a Chevrolet Montana, que é maior e oferece ampla gama de acessórios, além de também ter motor turbo.
Fiat Argo CVT
O Argo receberá versão com câmbio automático com o mesmo conjunto que já equipa as versões mais básicas do Fiat Pulse (1.3 aspirado). Segundo o site MobiAuto o lançamento acontecerá em março.
Peugeot 2008
A reestilização do Peugeot 2008 já chegou ao Brasil no ano passado, mas apenas para a versão elétrica do modelo, o chamado e-2008. Agora a Peugeot deve lançar a versão convencional, fabricada na Argentina.
Na Europa esse modelo tem motor 1.2 Peugeot, mas no Brasil ele chegará com motor 1.0 turbo Fiat. É a mesma mecânica do Fiat Pulse que será colocada para brigar com o Volkswagen T-Cross.
Nova Ford Ranger
Fabricada na Argentina, a picape ganha visual mais impactante e receberá novo motor. Deve chegar com o motor V6 a diesel com 250cv.
Nova Chevrolet S10
A S10 dificilmente chegará em 2023, mas ela poderá ser apresentada no final do ano para início das vendas em 2024, segundo o site norte-americano GM Authority, especializado em notícias da marca.
A nova S10 é inspirada na sua “irmã” Colorado, que já existe no mercado norte-americano, e continuará sendo fabricada em São José dos Campos, no interior de São Paulo.
O andar das coisas permite pelo menos dizer que em 2023 veremos várias mulas de teste da nova S10 andando por aí.
Caoa Chery Omoda 5
Ainda não confirmado, mas especulado. O Omoda 5 é um SUV híbrido com visual um pouco diferente da família Tiggo, que seguirá em linha.
Comparado com os “irmãos” da linha, o Omoda 5 tem o tamanho semelhante ao do Tiggo 8. Tem 4,4m de comprimento, 1,8m de largura e 1,58m de altura. Sendo assim ele se torna concorrente do próprio Tiggo 8 e também de Jeep Compass e Volkswagen Taos.