Veja quais carros são fabricados na Ucrânia

País que sofre com invasão russa tem parque automotivo com marcas próprias e multinacionais.

Ex-república da União Soviética, a Ucrânia sempre teve suas ruas ocupadas por modelos originários da atual Rússia, como veículos Lada, GAZ e UAZ. Mas desde que adquiriu independência, em 1991, ela passou a formar seu próprio parque industrial automotivo, ainda que com ajuda de antigas estatais soviéticas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Mas há casos curiosos. Por exemplo, o antigo Chevrolet Sonic ainda é fabricado. Ou pior, o Daewoo Lanos, cuja montadora original faliu há mais de duas décadas, continua em linha. Veja abaixo quais carros são fabricados na Ucrânia.

Bogdan

Criada em 1992, pouco depois da queda da União Soviética, a Bogdan Corporation se tornou uma gigante. Fabrica de carros de passeio a ônibus e de caminhões a veículos militares.

O Bogdan 2110 é uma versão ucraniana do russo Lada 110

O modelo mais vendido foi o sedã compacto Bogdan 2110, uma variação do Lada 110. Ele tem seis opções de acabamento, todas com motor 1.6 aspirado de 88 cavalos. Saiu de linha em 2014.



A Bogdan possui duas fábricas na Ucrânia, em Cherkasy e Lutsk, onde monta também modelos de outras marcas, como Hyundai, JAC, Great Wall e Isuzu.

Sua capacidade produtiva anual é de 150 mil carros de passageiros, 15 mil caminhões e veículos militares e 9 mil ônibus e trólebus.

Eurocar

A Eurocar PJSC fica em local estratégico, na fronteira com a Eslováquia e a Hungria. Por isso, boa parte do que é produzido nela vai para abastecer outros mercados.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Mas o que a Eurocar fabrica? Nada menos que modelos Skoda, empresa tcheca do grupo Volkswagen.

Skoda Octavia produzido em solo ucraniano

KrAZ, LAZ, ZAZ e NVO Praktyka

A Ucrânia é cheia de fábricas formadas por siglas que mais parecem sopa de letrinhas, a maioria sobrevivente do período comunista. Algumas só não faliram porque se aliaram com empresas gigantes, mas em posição de inferioridade, usando modelos que já saíram de linha.

A ZAZ, por exemplo, fabrica modelos Chevrolet, Daewoo e Chery, todos descartados pelas marcas originais. O ZAZ Vida, por exemplo, é o antigo Opel Aveo, um primo do nosso Chevrolet Sonic.

O falecido Chery Celer sedã, fabricado no Brasil de 2015 a 2017, ainda roda na linha de produção ucraniana sob o nome de ZAZ Forza.

O caso da Daewoo é ainda mais curioso. A ZAZ fez parceria para fabricar modelos coreanos na Ucrânia. Mas na virada do século XXI a Daewoo faliu e vendeu para a ZAZ todo o maquinário e também os direitos do sedã Lanos. A ZAZ o fabrica até hoje – mesmo em uma plataforma desatualizadíssima, de mais de duas décadas.

A empresa KrAZ produz caminhões de múltiplos usos e aparência ultrapassada, além de veículos militares. Já a LAZ monta ônibus e blindados de guerra. E a NVO Praktyka fabricaa tanques militares em cima de chassis Iveco. É formidável.

De visual de outra era, os caminhões da KrAZ seguem firmes no mercado ucraniano

Publicada originalmente em

- PUBLICIDADE -

destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
2 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários