A Fiat divulgou as primeiras imagens de como será o Fastback, seu novo SUV que deve chegar até outubro. Assim como o Pulse, ele é montado sobre a mesma plataforma do Argo, o que o credencia para ser uma versão “bombada” do Cronos.
Para quem conheceu – e se empolgou – com o protótipo também chamado de Fastback no Salão do Automóvel de 2018, vai ter frustração. O protótipo era montado sobre a plataforma da Fiat Toro (foto abaixo), era maior e mais robusto. As janelas, por exemplo, tinham acabamento refinado e sem as grossas molduras dos demais carros da montadora.
Para baratear o projeto a Fiat adaptou o projeto à uma nova realidade e o Fastback afinal é um suco de Stellantis.
Pegou a plataforma MLA, originalmente do Argo e Cronos, manteve a altura do solo do Argo Trekking, deixou o comprimento do carro do tamanho do Cronos, manteve a frente e o interior do Fiat Pulse e, conforme já flagrado por outros sites, vai adicionar alguns itens como que virão de seus irmãos mais refinados, como o Jeep Renegade.
Entre esses itens, o freio de mão eletrônico. A frente do Fastback será idêntica ao do Fiat Pulse, porém usará grade e para-choque do Abarth Pulse, que estreia ainda esse ano.
A traseira é o grande destaque e lembra produtos de marcas mais refinadas, como os carros da BMW (ainda que só pareça). A lanterna tem desenho exclusivo com detalhes em LED e pelo menos neste ponto do carro não há aproveitamento de nenhum outro carro da montadora. Também, em relação ao ‘Fastback protótipo’ de 2018, essa traseira tem um desenho mais harmônico.
A Fiat não divulgou a faixa de preço do novo carro, mas ele terá apenas versões turbo (1.0) e será mais caro que o Pulse. Atualmente o Pulse mais caro custa cerca de R$ 130 mil.