Modelo testado: Suzuki Jimny 4All, 1.3, 4×4 – Ano 2017.
Opcionais: protetor do estepe na cor do carro.
Será que vale a pena comprar um Suzuki Jimny, o 4×4 mais barato do Brasil? Fizemos o teste. O Jimny, de cara, não impressiona pelo tamanho, já que essa nem é a proposta. Mas o fato de ele ser relativamente compacto até que o ajuda. Muita gente que gosta de carro com tração integral reclama que as opções disponíveis são apenas grandes e caras. Com o Jimny não.
A versão de entrada 4All vem com rodas de liga na cor grafite, barras de teto e com antena. No modelo avaliado, o estepe apresenta protetor, que é opcional de concessionária. Sugerimos adquirir um, caso o seu usado não o tenha, já que ele realmente protege o pneu extra.
Ainda falando do lado de fora, o Jimny tem farois de neblina dianteiros e traseiros. O retrovisor é na cor do carro, mas não tem o pisca, que fica na lateral do veículo.
Suzuki Jimny por dentro
O Jimny é bem acabado, com muitas imitações de couro que dão boa impressão. O banco é confortável com apoio de cabeça bem desenhado. É realmente um ponto positivo.
O ar condicionado funciona muito bem. O porta-luvas tem bom espaço, mas os porta-trecos deixam a desejar. Nas portas, o espaço é mínimo. E o porta-copos fica numa posição desconfortável.
Os vidros elétricos também não empolgam. A função one-touch existe apenas para o lado do motorista e só para descer o vidro. Dava para, no mínimo, ser bidirecional, não é mesmo, dona Suzuki?
E quem senta atrás?
Como o carro é duas portas, os bancos da frente são rebatíveis. O Jimny comporta apenas duas pessoas atrás, mas com bastante conforto, com possibilidade de regulagem do encosto. O porta-malas é pequeno, mas rebatendo os bancos traseiros, o espaço fica bom.
Dirigindo o Jimny
A dirigibilidade agrada bastante, com boa posição para o motorista. Como o DNA do Jimny é off-road, o motor capricha no torque. Então, não vá esperando que o veículo desenvolva altas velocidades, mas, sim, que ele aguente o tranco, principalmente em estradas ruins e com muitos aclives. O sistema de tração 4×4 possui reduzida, o que aumenta a força para superar obstáculos mais desafiadores.
Ele pode não ter a esportividade de um Volkswagen Nivus, mas possui elementos interessantes como o de um Doblò. Tudo depende de olhar com outros olhos.
Vale a pena comprar um Suzuki Jimny?
Depois de rodar um bom tempo com o carro e por tudo isso que falamos acima, a conclusão é que vale a pena investir na compra de um Jimny, sim.