Comprar carro zero quilômetro não é algo barato para a maioria dos brasileiros. Com os preços cada vez mais altos, muitos preferem olhar para o mercado de seminovos ou usados, em busca de algo a mais no carro por um preço menor. É aí que muitos acabam se aventurando por terrenos que não conheciam, como o de importados de segunda mão. Mas será que vale a pena comprar um carro importado usado?
A ideia é convidativa. Você adquire um modelo completo, cheio de itens de luxo, de uma marca de sucesso, com design que chama a atenção e te dá certo status, e por um preço muito menor do que modelos zero de entrada, como um Renault Kwid e um Fiat Mobi. Mas é justamente aí que pode haver uma pegadinha.
Na hora de comprar um carro importado usado, por incrível que pareça, uma das últimas coisas a se considerar é o preço dele. É que embora o valor seja importante, ele não é necessariamente o único grande gasto que será feito no veículo. Mostraremos a seguir que os gastos em manutenção podem ser altíssimos.
De uma forma geral, os carros importados são excelentes quando zero quilômetro. Dependendo da origem, são feitos com o melhor do melhor. Mas todo carro tem o seu desgaste. Aqui no Brasil, alguns sofrem com problemas de suspensão, já que muitos não são tão reforçados para as nossas estradas, e acabam sendo piores nesse sentido do que os nacionais.
E mesmo outras peças acabam sofrendo com o desgaste típico e precisam de reposição. É aí que surge um ponto de atenção. Dependendo do carro, as peças também são importadas e, por isso, muito mais caras. Muitos donos, para economizar, preferem ir atrás de peças paralelas e isso pode fazer mal para o carro como um todo.
Um filtro de má qualidade pode causar entupimento na entrada de ar para o motor, causando gasto excessivo de combustível e, pior, desgaste prematuro de peças importantes e caríssimas como pistões, cilindros, anéis e válvulas. Se já são itens caros em modelos básicos nacionais, se tornam proibitivos para modelos importados.
Um exemplo prático: uma Land Rover Discovery 2015 custa a partir de R$ 100 mil, praticamente o mesmo que um Chevrolet Onix Plus LT Manual zero quilômetro. Mas se o motor da Discovery der problemas e precisar ser retificado, prepare o bolso e o psicológico. A retífica custa R$ 25 mil – 25% do valor do carro.
Uma simples troca da bomba de combustível da Discovery pode causar um infarto no motorista. Só a peça custa R$ 7 mil, fora a mão de obra, que não é barata, já que é preciso desmontar algumas partes do veículo para acessar a área da bomba.
Então não vale a pena comprar um carro importado usado?
Não necessariamente. Se você levar o modelo que está de olho a uma oficina de confiança e o mecânico verificar que os donos anteriores fizeram as trocas no tempo certo e compraram peças orignais, você já tem um bom caminho. Peça uma opinião sincera do mecânico e fuja dos carros cheios de gambiarras.
Se você optar por comprar um carro importado usado, leve em conta que você irá gastar muito mais do que poderia se tivesse optado por um carro nacional mais simples em pequenas manutenções.
Se você tem dinheiro para manter um carro importado usado, pode ir em frente. É mais lógico, no entanto, optar por carros nacionais, mais baratos. Só que infelizmente as opções fabricadas por aqui são mais restritas. Se você quer ter um BMW, um Jaguar, um Mercedes ou um Land Rover, vai acabar pagando o preço para ter e manter uma marca destas.