Esqueça o borracheiro ou o mecânico. Daqui um tempo, muito provavelmente um robô irá trocar o pneu do seu carro. É o que garante a RoboTire, uma empresa de automação focada na troca de pneus. O projeto já está em fase avançada e já tem até loja em que os robôs fazem o serviço.
Vamos aos fatos: a troca de pneus de um carro segue um ritual praticamente idêntico em qualquer modelo de carro. É preciso suspender o veículo, soltar os parafusos, retirar a roda, fazer a troca do pneu, calibrar, balancear, recolocar a roda, apertar e liberar o carro. Um processo tão mecânico que até robôs são capazes de fazer, se houver alguém interessado em criá-los. E existe.
Victor Darolfi é um engenheiro mecânico com passagem por diversas empresas privadas americanas e que um dia quis criar o próprio negócio. Há quatro anos fundou a RoboTire com o propósito de criar do zero um modelo de robô que fosse capaz de fazer sozinho o serviço de troca de pneus.
A ideia surgiu após Darolfi esperar por três horas a simples troca de pneus em uma loja. Indignado, ele quis acabar com esse tipo de angústia. “Normalmente um humano demora 60 minutos para trocar quatro pneus. Alguns podem ir mais rápido, mas eles realmente não querem fazer isso as oito horas do dia”, ele acredita.
Veja também: suspensão bose, a peça do futuro que nunca saiu do papel.
Após participar de um programa voltado para startups, Darolfi fundou a empresa sediada em San Carlos, California. Já são dois anos de pesquisa e desenvolvimento e o primeiro protótipo deu tão certo que virou realidade. O primeiro robô foi instalado em agosto deste ano em uma loja no Arizona. “Fez nosso local de trabalho mais seguro e reduziu o tempo de espera do consumidor”, resume o dono da loja.
Segundo a empresa, o robô faz a troca dos quatro pneus, incluindo o balanceamento, em até 25 minutos. A máquina é capaz de identificar o número de parafusos por meio de câmeras de alta definição. Assim que retira os parafusos, o robô guarda as peças em uma parte dela própria, facilitando a recolocação.
Em sua quarta versão de desenvolvimento, o robô usa machine learning e inteligência artificial para se aprimorar e ser ainda mais rápido. Em seu vídeo de lançamento, a Robotire encerra o conteúdo com a frase: “pneus são só o começo”.