Não é todo dia que uma montadora decide radicalizar e, em vez de trocar uma pecinha ou outra, aposta na troca inteira do componente. Neste caso, estamos falando de um motor completo. Serão 102 mil trocas inteiras, de graça para o cliente, num dos recalls mais desafiantes da história da montadora.
Os modelos envolvidos são a picape Tundra e o SUV LX, montado sob o emblema da Lexus, fabricados de 2022 a 2023. São os mesmos modelos envolvidos em um recall em maio, que não obteve êxito na solução do problema apenas com manutenção básica.
E que problema é este nos motores da Toyota? A montadora descobriu que restos de usinagem permaneceram nos motores durante o processo de usinagem no curso da fabricação. Cerca de 900 motoristas já haviam acionado a garantia de fábrica, antes dos recalls. Nenhum acidente havia sido relatado por causa do defeito de fabricação.
A empresa está montando o cronograma de atendimento aos clientes. Todos os modelos envolvidos foram comercializados nos Estados Unidos. São exatos 98.568 Tundras e 3.524 LXs, um total de 102.092 unidades, todas com motores a combustão. Os híbridos escaparam do recall.