Em pouco mais de um ano, modelo já sofreu reajustes que somam até R$ 29,4 mil na versão híbrida, topo de linha.
A escalada de preços de carros zero quilômetro parece estar longe do fim. A Toyota reajustou pela sexta vez em 2020 o preço do Corolla. O sedã parte agora de R$ 114.590. No começo de 2020 ele custava a partir de R$ 101.990.
A versão híbrida, topo de linha foi além, rompeu a barreira dos R$ 150 mil, custando agora R$ 154.390. Há pouco mais de um ano, no lançamento em 2019, a mesmíssima versão saía por R$ 124.990. Quase R$ 30 mil reais em 15 meses. R$ 30 mil!
Os motivos são os de sempre: alta do dólar e seus custos associados, desde peças, logística e até mesmo o lucro que a empresa precisa enviar para fora do país.
Em 8 de dezembro de 2019 o dólar valia R$ 4,14, quase um real a menos. Ontem (07/12) a moeda americana valia R$ 5,10, alta de 23% em um ano.
Confira a escalada de preços feita pela Toyota no Corolla:
MODELO | PREÇO ATUAL | PREÇO ANTERIOR | PREÇO JANEIRO | PREÇO LANÇAMENTO | DIFERENÇA LANÇAMENTO |
Corolla GLi 2.0 | R$ 114.590 | R$ 111.290 | R$ 101.990 | R$ 99.990 | R$ 14.600 |
Corolla XEi 2.0 | R$ 126.590 | R$ 122.890 | R$ 112.990 | R$ 110.990 | R$ 15.600 |
Corolla Altis 2.0 | R$ 146.390 | R$ 142.090 | R$ 128.990 | R$ 124.990 | R$ 21.400 |
Corolla Altis 1.8 Hybrid | R$ 146.390 | R$ 142.090 | R$ 128.990 | R$ 124.990 | R$ 21.400 |
Corolla Altis 1.8 Hybrid Premium | R$ 154.390 | R$ 149.890 | R$ 135.990 | R$ 130.990 | R$ 29.400 |
Preço alto… e daí?
Apesar das altas sucessivas e infindáveis, curiosamente o Corolla segue sendo bem vendido. Segundo a última atualização da Fenabrave, o modelo é o 17º mais vendido do país, tendo emplacado mais de 36 mil unidades até novembro. A Toyota vem mantendo o sexto lugar entre as marcas mais vendidas. Enquanto houver quem pague, o céu é o limite para os preços.