Ele está em linha há um quarto de século e segue interessante. Se há 25 anos o Toyota Prius entrou para a história ao ser o primeiro carro híbrido do mundo quando ninguém pensava nisso, hoje ele tem concorrência de peso. Mas nem por isso deixa os entusiastas na mão.
A Toyota caprichou no design da quinta geração. Ela decidiu tirar um pouco o peso das linhas extravagantes e acertou ao enxugar a aparência, trazendo o Prius mais para um cupê. A coluna C claramente perdeu forma agora, e isso trouxe mais beleza para o modelo.
O novo desenho deixou o Prius de quinta geração mais curto, mais largo e mais baixo. Internamente, ganhou um novo painel, com duas grandes telas, ambas ressaltadas, incluindo o quadro de instrumentos, agora posicionado classicamente atrás do volante.
O destaque vai mesmo para a grande tela multimídia de 12,3 polegadas, muito maior do que a média. A Toyota também preferiu deixar os controles do ar condicionado em botões físicos, o que deixa o painel com menos vazios.
Debaixo do capô, a Toyota preparou um híbrido plugin, com motor 2.0 a combustão, acoplado a um motor elétrico de 160 cv, totalizando 223 cavalos, 100 cavalos a mais do que a geração atual.
Segundo a Toyota, o Prius faz de 0 a 100 em 6,7 segundos, o mesmo que um VW Golf GTI. A montadora não confirmou ainda a autonomia, informação que deve ser repassada em dezembro. Uma das possibilidades é que ele tenha também uma versão com paineis solares, garantindo mais história para esse modelo que não pretende cair no esquecimento.