Três das maiores montadoras do mundo, Toyota, GM e Ford fizeram grandes doações para a posse presidencial de Donald Trump, prevista para 20 de janeiro Cada uma doou 1 milhão de dólares, mais de R$ 6 milhões apenas para o evento.
GM e Ford, empresas da casa, ainda vão contribuir com a doação de carros para uso livre durante a posse presidencial em Washington. Já a Toyota fará apenas a doação em dinheiro.
As três empresas – e todas as outras montadoras de veículos – estão muito interessadas em saber o que vem por aí no novo governo. A japonesa Toyota, por exemplo, está preocupada com a possível taxação em massa de veículos importados. É que o Toyota Tacoma, um best-seller em solo americano, é fabricado no México e portanto um modelo importado.
GM e Ford aguardam também como ficam as políticas para emissões de carbono. Joe Biden governou endurecendo as regras de emissões, em favor do meio ambiente. É esperado que Trump relaxe as medidas, adiando a eletrificação, ou pelo desalecerando o ritmo que ela ocorre agora.
A aproximação de empresas com o novo governo não é exclusiva das montadoras de veículos. Segundo a Reuters, gigantes como Amazon e Meta também fizeram doações em massa para o evento de inauguração do novo governo.