A Toyota anunciou que fabricará o modelo Etios até o fim de agosto em sua fábrica de Sorocaba, no interior de São Paulo. Parece notícia repetida, mas não é. O Etios já foi aposentado no Brasil em 2021, mas seguiu sendo produzido para exportação. No lugar dele a montadora terá um veículo híbrido.
Enquanto no Brasil o carro sempre se manteve mediano em vendas, na Argentina a linha Etios aparece sempre no Top5 da lista de vendas. Lá ele seguiu sendo vendido nas versões hatch, sedã e também com uma versão “furgão” chamada Aibo. Falamos sobre isso aqui no Turboway em um passado recente.
Segundo a Toyota, o fim da linha do Etios não mudará nada no ritmo e nos empregos da fábrica de Sorocaba. A partir de setembro a fábrica começará a ser preparada para produzir um futuro compacto híbrido flex. Será, possívelmente, o Yaris Cross, que mencionamos aqui no Turboway em abril. A empresa ainda não divulgou oficialmente o modelo.
Em 11 anos de produção a Toyota produziu mais de 680 mil Etios que foram vendidos pela América Latina. Mais de 400 mil ficaram no Brasil.