Montadora chega por último na eletrificação total mas pretende se sentar na janelinha
Uma das pioneiras da massificação dos carros híbridos, a Toyota andava devendo quando o assunto era a eletrificação total de seus modelos. Até agora. A montadora líder em vendas globais de veículos anunciou uma grande ofensiva elétrica. Ela pretende vender 3,5 milhões de modelos anuais a partir de 2030. Para isso, anunciou 30 novos modelos, 16 deles mostrados nesta terça (14), ainda na fase de protótipos.
A lista tem de tudo: veículos comerciais, urbanos, suvs, picapes, fora de estrada e até superesportivos. Com a gama completa, ela pretende manter o grande volume de vendas. Uma virada de chave e tanto para quem estava adormecida.
A Lexus, marca de luxo da montadora, venderá apenas elétricos a partir de 2030. Já o restante da linha será 100% elétrica a partir de 2035. Estas datas, no entanto, são para grandes mercados como EUA, Europa e China. Por aqui os planos ainda são de vender híbridos e híbridos plug-in.
A estratégia da Toyota parece fazer um certo sentido. Em vez de engatinhar nas fases iniciais da eletrificação, com poucos avanços e muitas batidas de cabeça contra a parede, como ocorrem sempre com os pioneiros, ela esperou o momento certo da curva de desenvolvimento para entrar com tudo. Vai embarcar no coletivo por último e se sentar na janela, mas faz parte do jogo.
Toyota apresenta gama de elétricos
Entre os carros mostrados ainda na fase conceito, destaque para uma caminhonete que lembra muito a Toyota Tacoma, um pouco maior do que a Hilux, e um superesportivo da Lexus, capaz de acelerar de 0 a 100km/h em 2 segundos, graças ao torque instantâneo dos elétricos, e que terá autonomia de 700km.