Existe um carro rodando por aí cujos clientes podem ser chamados a qualquer momento para um recall. Todos os clientes. É o que vivem atualmente os donos do Kia Telluride, vendido nos Estados Unidos desde 2019. Estamos falando de um universo de 427 mil modelos.
Tudo por culpa de um erro de montagem do eixo de transmissão, que pode fazer com que o carro se mova involuntariamente, mesmo quando estacionado. Ou seja, é um recall porque o veículo pode sair andando sozinho, mesmo na posição P do câmbio. As estrias do eixo intermediário podem ser danificadas por causa da falha. Como resultado, o veículo poderá se mover enquanto estiver estacionado, se o freio de mão não estiver acionado. Isto pode aumentar o risco de acidentes e ferimentos.
A constatação é da NHTSA, a Administração Nacional de Segurança no Trânsito Rodoviário, dos EUA. A Kia afirma não ter conhecimento de quaisquer acidentes ou lesões relacionadas à falha. A montadora aconselha os motoristas a usarem o freio de estacionamento quando o veículo não estiver em uso, até que o reparo do recall seja concluído.
Especialistas apontam que os clientes podem verificar se os carros já apresentam o problema. Quando a estria do eixo se rompe, um ruído semelhante a uma trituração pode ser ouvido da cabine. Outro efeito é uma diminuição da força do carro, já que o eixo não distribui para as rodas a potência gerada no motor.
Apesar de parecer um problema urgente, a Kia só deve começar a fazer o chamamento de clientes a partir de 15 de maio. Na concessionária, os técnicos inspecionarão o eixo motor intermediário e substituirão os componentes, se necessário. Eles também fornecerão gratuitamente uma atualização do software do freio de estacionamento eletrônico.
É possível que os últimos donos de Telluride 2024 não sejam envolvidos no recall porque no fim de 2023 o fornecedor percebeu a falha e corrigiu a montagem na linha mais recentemente. Os outros mais de 400 mil clientes não tiveram essa sorte.
Você sabe se o seu veículo precisa de recall? Esta reportagem explica tudo.