The Last of US: carros (e sucatas) usados na gravação da série

Grande lançamento do streaming em 2023, a produção de The Last of Us mobilizou uma grande quantidade de carros (ou o que sobrou deles…) para simular um futuro distópico onde os humanos são contaminados por um fungo e acabam se transformando em zumbis.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Tudo isso baseado em um game de sucesso e com alguns bons desafios: como representar dezenas de carros abandonados por anos com a mesma fidelidade do jogo?

E como isso foi produzido, onde as cenas foram gravadas? Se tem carro, tem curiosidade e você lê aqui no Turboway.

Chevrolet S10 americana usada em gravação da série The Last of Us (foto: reprodução/ Twitter)

Os protagonistas de “The Last of Us” são os atores Pedro Pascal e Bella Ramsey, que vivem Joel e Ellie. Esta última é a única pessoa conhecida imune ao fungo e o objetivo de Joel é levá-la até um grupo que quer tentar uma cura.



A história se passa em várias cidades estadunidenses partindo em uma jornada de Boston até Oklahoma, mas as gravações foram feitas bem longe desses locais, lá no estado de Alberta, no Canadá. Foi por lá que a produção espalhou vários carros caracterizados como abandonados para dar realidade à série. Os episódios que vêm sendo exibidos atualmente foram gravados entre julho de 2021 e junho de 2022.

Humvee

Humvee e ambulância parados no set de gravação em Calgary, no Canadá (foto: reprodução/ Twitter)

O primeiro episódio retrata o mundo no começo dos anos 2000 e foi gravado na cidade de Calgary. O destaque nessas gravações é o HHMMWV (na pronúncia acabou sendo chamado de Humvee), o jipão militar norte-americano fabricado pela AM General e que não podia faltar na série, porque é figura recorrente no game. Nos primeiros episódios os Humvees são vistos com frequência.

Os Humvees são veículos militares de alta mobilidade usados pelo exército norte-americano. O Hummer é a versão civil do Humvee.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
Humvee em chamas na série The Last of Us (foto: reprodução/ IMCDB.org)

Spoilers a parte, a série avança 20 anos no tempo logo no começo e chega nos anos atuais. Por isso os carros estão abandonados pela cidade, em um mundo onde tudo está destruído e isso exigiu um trabalho duro da produção da HBO.

Ainda assim há críticas nas redes sociais. Muitas pessoas acham que os carros estão inteiros para veículos que teriam ficado 20 anos sob sol e chuva. “Os pneus deveriam estar murchos”, disse um usuário no Twitter com o nome @stylemaster_man.

Alguns internautas acham que os carros não estão tão destruídos quanto deveriam (foto: reprodução/ Twitter)

Veja abaixo imagens do set de gravações divulgadas pela HBO:

Outro ponto é que a HBO se ligou muito nos detalhes do jogo eletrônico. A picape usada pelo protagonista no terceiro episódio da série é uma S10 do modelo que não chegou a ser vendido no Brasil.

S10 diferentona

A S10 começou a ser vendida no Brasil em 1995. Nesta época os Estados Unidos já estavam com a segunda geração da picape, que é a que aparece na série. No Brasil a S10 já chegou na segunda geração, mas não é igual a que está na série. Por quê?

A explicação é que na época a GM criou várias versões do carro sobre a mesma plataforma. Para os Estados Unidos foi a versão que está na série, que parecia uma Silverado em dimensões menores. Já para o mercado brasileiro a picape S10 chegou mais próxima da versão mais simples, que foi desenvolvida em parceria com a japonesa Isuzu. A explicação é simples: se fosse vendida por aqui a versão mais requintada o produto sairia muito caro e o Brasil vivia o início do plano Real, com o salário mínimo a R$ 70.

S10 norte-americana na série The Last of Us (imagem: reprodução/ HBO Max)

Um perfil de fãs da série no Twitter publicou uma foto do set de filmagem onde exemplares do mesmo veículos estão estacionados lado a lado. Modelos iguais são comprados para possíveis cenas de ação, onde em algum momento o carro será destruído ou sofrerá alguma ação irreversível. Abaixo imagens desta publicação ao lado de imagem de onde o veículo aparece no game original.

A HBO se empenhou para representar os veículos do game na série (imagem: reprodução/ Twitter)

Os perfis de fãs da série de games se divertem comparando as cenas dos jogos com o que a HBO colocou nas telas, veja abaixo uma cena onde a S10 branca e azul aparece comparada nas duas versões:

“Carro do Xerife”

Além da S10, alguns poucos outros carros familiares aos brasileiros estão na tela, como um Volkswagen Tiguan e um Nissan X-Terra. Em vários momentos é possível ver exemplares do Ford Crown Victoria, um carro que não foi vendido no Brasil mas ficou conhecido em séries e filmes por equipar a frota de várias forças policiais dos Estados Unidos. O popular “carro do xerife”.

Ford Crown Victoria no canto da tela durante passagem dos personagens por Boston (foto: reprodução/ HBO Max)

A escolha pelo Canadá para rodar as cenas de rua da série tem como ponto central fugir do assédio e do vazamento de imagens durante as gravações. O Canadá é um país receptivo a este tipo de locação e várias séries usam cidades do país como cenário, mesmo que seja para representar outro país como nesse caso. As gravações foram feitas em seis cidades canadenses e segundo o canal CTV é a maior produção de TV já feita no país.

O grande trabalho de produção foi mobilizar dezenas de carros, a maioria sucata, e alterar cenograficamente a fachada de prédios e comércios. Os sites de séries norte-americanos estimam que cada episódio custe algo próximo de R$ 10 milhões.

Nessa cena é possível ver um Nissan X-Terra, carro que foi vendido no Brasil (imagem: reprodução/ HBO Max)

Segundo o diário Narcity, da região de Calgary, para alguns dias de gravação era necessária uma semana inteira de preparação. E lá estavam caminhões guincho trazendo sucatas de veículos e em seguida chegavam os produtores caracterizando o cenário. Algumas das cenas foram feitas em becos ou ruas sem saída. Outras foram em uma avenida central, tudo com autorização dos comerciantes e do governo local.

Um dos vizinhos postou em rede social um comunicado da equipe de produção à vizinhança. Repare que a partir de 7 de fevereiro (de 2022) a programação envolvia uma gravação envolvendo veículos e que o trânsito seria alterado no local.

Segundo o Edmonton Journal, da cidade de Edmonton, o saldo final de tudo foi bastante positivo. Centenas de moradores foram contratados durante a produção da série e a economia das cidades movimentaram milhões de dólares. Prova que os canadenses estão felizes é que a Netflix também está na mesma região gravando uma série que será lançada futuramente.

The Last of Us é oferecida no serviço de streaming HBO Max. Novos episódios são lançados aos domingos até 12 de março de 2023. São 9 episódios na primeira temporada.

Publicada originalmente em

- PUBLICIDADE -

destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários