Mesmo as grandes empresas e os maiores bilionários do mundo atrasam seus projetos. E assim, com quase 1 ano de atraso, a Tesla de Elon Musk inaugurou sua enorme fábrica em Berlim, Alemanha, a primeira na Europa.
Ao lado de Olaf Scholz, primeiro-ministro alemão, Elon Musk entregou os primeiros 30 modelos Tesla Model Y montados em solo alemão. Foram cerca de R$ 30 bilhões investidos pela montadora americana.
“A Tesla se assegurará que esta fábrica seja um diamante bruto para a região, para a Alemanha e para o mundo”, disse Musk em seu breve discurso, acompanhado de uma dancinha (veja no vídeo abaixo). O evento foi uma espécie de armistício entre o bilionário e o governo alemão.
A Tesla teve que atrasar tanto seu projeto por causa de barreiras burocráticas criadas pelo poder executivo alemão. De problemas ambientais a administrativos, a Tesla teve dificuldades em conseguir as autorizações.
Chamada de gigafábrica, a planta justifica o nome. Serão 12 mil empregados, o maior número para uma empresa instalada no estado de Brandemburgo, e capacidade de produzir 500 mil veículos por ano. É mais do que a Volkswagen vendeu globalmente em 2021 – 450 mil. A capacidade total deverá ser atingida em 2025, segundo prevê a JPMorgan.
Além de veículos elétricos, a montadora também irá fabricar células de baterias em solo alemão.