Tesla fecha 2024 com a primeira queda nas vendas na década

Montadora viu com bons olhos eleição de Donald Trump, mas termina 2024 interrompendo crescimento contínuo expressivo

A Tesla fechou 2024 com a primeira queda nas vendas da montadora em uma década. Segundo a agência Bloomberg, a montadora de elétricos não conseguiu bater o número de 2023, estabelecendo, assim, um certo fim na curva ascendente nos emplacameentos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os números caíram mesmo após um ótimo quarto trimestre, o melhor em vendas de todo o histórico da Tesla. Ainda assim, faltaram cerca de 4 mil vendas para a empresa bater o ano anterior – e cumprir o que vinha prometendo, que era fechar o ano com leve alta nas vendas.

Tesla fecha 2024 com a primeira queda em vendas em 10 anos

A notícia deve frear a animação dos acionistas da empresa, que viram as ações dispararem desde a eleição de Donald Trump. O mercado especula que a empresa se fortalecerá durante o governo Trump, por causa do alinhamento político entre as partes, mas um olhar mais técnico, como o número de vendas, coloca em dúvida o futuro.

De fato, no dia da eleição de Trump, a motadora adicionou 733 bilhões de dólares em capitalização de mercado, atingindo um pico de 1,54 trilhão de dólares. Mas as dúvidas permanecem.



Embora os dados de vendas sejam ainda do fim do governo Joe Biden, as incertezas continuam para a Tesla, pois não se sabe se as políticas de Trump serão totalmente alinhadas para que a montadora cresça em vendas.

É fato que a Tesla terá caminho livre para a implantação de seu carro autônomo, mas será que ela está pronta para encarar o desafio? A empresa enfrenta dificuldades técnicas para a implantação do sistema, que não deve se popularizar tão cedo. A corrida pelo carro autônomo é vista como divisor de águas no mercado de carros.

Outro ponto em questão é a própria politização da marca, já que Elon Musk é muito claro em seu posicionamento mais à direita. Porém, boa parte de seus clientes vai de moderada à esquerda no espectro político. Os conservadores realmente preferem os veículos à combustão. Ou seja, Musk arranjar briga com quem compra seus carros não parece ser uma atitude sustentável.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Ainda assim, a Tesla tem algo a comemorar nas vendas. O mundo em geral viu a procura pelos modelos elétricos cair, em meio a dúvidas sobre a viabilidade técnica do presente e uma piora na perspectiva futura. De uma forma geral, todo o mercado ressentiu, e a Tesla terminou 2024 raspando no número de 2023, o que pode ser visto como um copo meio cheio.

- PUBLICIDADE -

destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários