Um carro que demorou para chegar, entregou menos do que prometeu e que veio mais caro. Só assim já é de desanimar, independentemente do modelo em questão. Mas nem tudo é ruim para os admiradores e consumidores do Tesla Cybertruck. O carro vai satisfazer a vontade de muitos motoristas, embora seja restrito a um público endinheirado.
Anunciado em novembro de 2019, o Tesla Cybertruck levou 4 anos para ser oficialmente entregue. As primeiras entregas ocorreram nesta sexta-feira, dia em que foi possível conhecer melhor as especificações do modelo.
A começar, serão 3 versões, cada uma com um número diferente de motores elétricos. A topo de linha, a Cyberbeast, tem três motores elétricos que, juntos, desenvolvem 857 cavalos, um número impressionante. Ele faz de 0 a 100 em apenas 2,6 segundos e tem autonomia de 515 km, mesmo entregando tudo isso. E estamos falando de um carro de 3 toneladas, mais do que um Ford F-150, que tem 2,9 toneladas. Esta versão custa nada menos do que US$ 99 mil.
A versão intermediária possui dois motores elétricos, com 608 cavalos e preço 20% menor: US$ 79 mil, porém com mais autonomia: 547 km, com possibilidade de estender até 756 km. E a versão ‘básica’ vem com um motor, cuja potência não foi revelada, e preço final de US$ 60 mil. Esta versão mais barata só deve chegar ao mercado em 2025.
Veja abaixo o que se sabe das três versões do Tesla Cybertruck:
Versão | Potência | 0-100 | Autonomia | Preço (US$) |
1 motor | ? | 6,5 s | 402 km | 60.990 |
2 motores | 608 cv | 4,1 s | 547 km | 79.990 |
3 motores | 857 cv | 2,6 s | 515 km | 99.990 |
Não cumpriu o que prometeu
No anúncio em 2019, Elon Musk prometeu o Tesla Cybertruck por valores na casa dos US$ 40 mil. Daquela vez, mais de um milhão de clientes fizeram um depósito de 100 dólares para reservar o modelo. Hoje, como se sabe, o modelo não sai por menos de US$ 60 mil para quem não reservar antes. E até o valor de reserva subiu: custa agora 250 dólres.
Mas o que mais chamou a atenção foi na autonomia. A promessa era de rodar mais de 800 km. Hoje, como se sabe, ele faz até 756 km, se usar um extensor de autonomia cobrado à parte.
Por outro lado, o Tesla Cybertruck vai entregar um item melhor do que o prometido: os vidros são mais resistentes a impactos do que o revelado há 4 anos.