Depois de mais de 4 milhões de unidades produzidas, últimos 250 modelos sairão pela última vez da linha de Betim/MG.
Depois de 37 anos de Brasil e muitas histórias, o Fiat Uno sai de linha com a série especial Uno Ciao. Ciao é uma palavra italiana usada tanto para chegadas quanto para despedidas e, segundo a Stellantis, é a ideal para marcar este adeus.
A despedida não chega a ser uma surpresa. O Turboway antecipou que o fim estava próximo quando a Fiat reduziu a produção do Uno para uma única versão, em maio. A falta de atualizações e a guinada de mercado para carros maiores ajudou a matar o velho Uno.
O Uno Ciao terá apenas 250 unidades, que irão fechar uma história de sucesso, de exatas 4.379.356 unidades produzidas em Betim/MG.
“Ao longo dos seus 37 anos de mercado, o Uno se tornou um ícone e marcou a vida de milhões de brasileiros. Por tudo que ele representa para a marca e para a história da indústria automotiva, a sua despedida teria que ser à altura, mas em clima de celebração. O Uno foi o veículo mais vendido da Fiat na América do Sul, além de ter sido pioneiro em muitos quesitos durante toda a sua trajetória”, disse Herlander Zola, diretor da Fiat América do Sul e Operações Comerciais Brasil.
Uno Ciao – o que tem nele de especial
A série especial é numerada com um emblema que identifica a unidade. Segundo a Fiat, a configuração é exclusiva, para ‘honrar fãs e colecionadores’.
Todas as unidades são pintadas exclusivamente de Cinza Silverstone, com teto, retrovisores externos e spoiler traseiro pintados de preto. As portas têm maçanetas na cor do veículo e um adesivo lateral com o nome Uno Ciao acompanhado da frase “LA STORIA DI UNA LEGGENDA” — “a história de uma lenda” em italiano.
O visual marcante é complementado por rodas de liga leve escuras de 14 polegadas exclusivas e o logo UNO nas cores da Itália à esquerda da tampa do porta-malas.
Por dentro, o Uno Ciao adota um padrão mais escurecido e acabamento bicolor em tons claros nas portas e na faixa central que cruza o painel. Nela fica a plaqueta numerada, de 001 a 250, aferindo ainda mais exclusividade. Destaque também para os bancos com acabamento único e apoio de braço para o banco do motorista.
O carro vem com ar-condicionado, direção hidráulica, quadro de instrumentos com tela de LCD, computador de bordo, sistema de som com rádio bluetooth e entrada USB, airbag duplo, travas e vidros elétricos dianteiros, isofix, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, freios ABS com EBD, bancos traseiros bipartidos e rebatíveis.
No teto o Uno Ciao leva um porta-objetos superior com retrovisor central adicional, pensado pela montadora para monitorar crianças e pets no banco traseiro.
Preço do Fiat Uno Ciao: R$ 84.990.