Já é possível pedir um taxi sem motorista pelo aplicativo em San Francisco, Estados Unidos. O serviço acaba de receber autorização municipal para cobrar pelas viagens autônomas.
Até a autorização, a Cruise, empresa que opera o serviço, podia apenas fazer viagens gratuitas experimentais. As viagens eram tão concorridas que a maioria das pessoas nem conseguiu experimentar.
Neste primeiro momento, o serviço ainda é limitado. A operação é permitida em algumas vias e apenas das 10 da noite às 6 da manhã, com promessa de expansão, assim que um determinado número de viagens seguras for verificada.
O que também deve melhorar é o preço. Neste primeiro momento, o serviço tem uma bandeirada de 5 dólares e mais 40 centavos de dólar por minuto, além de uma taxa de 1,5%, de imposto municipal. Assim, uma corrida de 5 quilômetros custa por volta de 9 dólares, um pouco abaixo do que sairia de Uber – com motorista real.
A Cruise, comprada pela General Motors em 2016, possui 30 carros autônomos e espera aumentar o número até o fim do ano. A Waymo, do Google, não está muito atrás. Ela deve ser a próxima a receber autorização para operar na cidade, a mais permissiva do mundo, em relação a carros autônomos.